Governador deu posse, nesta sexta-feira, a 30 aprovados no primeiro concurso público da história do órgão

FOTOS: Antonio Lima/Secom

Um novo momento profissional vai começar para 30 novos servidores aprovados no concurso do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM). Os aprovados, que participaram do primeiro certame da história do órgão, foram empossados nesta sexta-feira (02/12), pelo governador Wilson Lima.

Os empossados têm prazo legal de 30 dias, a contar desta sexta-feira, para iniciar o exercício de suas funções. Ao todo, o certame do Detran ofertou 183 vagas de níveis médio e superior.

“Sensação de dever cumprido e expectativa de poder servir à população e alcançar as metas da melhor maneira possível. Obrigada, governador Wilson Lima, pela oportunidade, é o primeiro concurso do órgão, entramos para a história. Conte conosco para fazer um bom trabalho pelo nosso estado”, disse a servidora Ana Terra, 39, aprovada para o cargo de comunicadora social, empossada nesta sexta-feira.

Aprovada em primeiro lugar para o cargo de analista jurídico, Andressa de Oliveira Barroncas, 24, ressaltou que, mesmo com pouco tempo para estudar, não desistiu do sonho de ser aprovada.

FOTOS: Antonio Lima/Secom

“É uma sensação de alívio e de muita gratidão. Os meus estudos iniciaram assim que o edital abriu, quem é concurseiro sabe a dificuldade que é iniciar os estudos com o edital aberto, mesmo assim eu persisti. Se você tem um sonho, um objetivo e se perseverar, você com certeza vai conseguir”, disse Andressa.

“Não tenho palavras para agradecer ao governador, por essa oportunidade, e por ter sido tão rápido na busca por homologar o concurso e empossar os aprovados em tempo recorde. Foi um marco histórico, muito obrigada a todos”, acrescentou a servidora pública.

O diretor-presidente do Detran, Rodrigo de Sá, destacou que a realização do concurso e a celeridade nos processos reforça o compromisso do governador em otimizar serviços públicos e valorizar os servidores.

“Vocês vão entrar em uma instituição que tem fluxos de administração privada, perfil de administração gerencial e que persegue resultados e excelência no atendimento às pessoas. É um momento de celebração, gratidão e alegria, mas sobretudo de muita responsabilidade”, disse Rodrigo aos servidores empossados.

Demais aprovados

No início de novembro, o Governo do Amazonas divulgou uma lista com 50 nomes aprovados, mas 13 anunciaram desistência da posse, cinco pediram prorrogação de prazo e dois solicitaram reposicionamento na ordem de convocação para posse.

Para ocupar as vagas das pessoas que anunciaram desistência, serão chamados os candidatos classificados em sequência. Essa convocação vai ocorrer nos próximos dias.

Para os cargos nos quais é necessário curso de formação – agente de trânsito, vistoriador de veículo, examinador e perito de acidente de trânsito – a convocação para dar início a essa etapa do certame será em março de 2023. O curso está previsto para ser iniciado em abril.

O curso tem caráter classificatório e eliminatório, de modo que só serão nomeados os candidatos mais bem classificados, respeitando as seguintes quantidades de vagas: 55 para agente de trânsito, 40 para examinador de trânsito, 3 para perito de acidente de trânsito e 10 para vistoriadores de veículos.

Amazonas Mais Seguro

Por determinação do governador Wilson Lima, uma série de concursos públicos foi realizada para reforçar o efetivo das forças de segurança. Os certames fazem parte do programa Amazonas Mais Seguro, anunciado em julho de 2021 por Wilson Lima.

Além do Detran-AM, estão em andamento os concursos públicos para a Polícia Militar (1.350 vagas), Polícia Civil (362 vagas), para a Secretaria de Segurança Pública (150 vagas) e para o Corpo Militar de Bombeiros (453 vagas).