Sinalização garante segurança de pedestres e de motoristas

Sinalização Anel Viário de Humaitá (2)
Anel Viário do município de Humaitá. FOTOS: Arquivo/Seinfra

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), está avançando com as obras de sinalização horizontal e vertical do Anel Viário do município de Humaitá, distante 590 quilômetros da capital.

Estão em andamento os serviços de sinalização vertical e horizontal educativa, indicativa e de advertência, seguindo o padrão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), bem como a sinalização relacionada à própria sinalização da obra, destinada a orientar pedestres e motoristas que trafegam nas proximidades da área de influência da construção do Anel Viário.

Como já foram realizados mais de 90% da obra de pavimentação do Anel Viário, inclusive com previsão de conclusão para o segundo semestre deste ano, a sinalização representa a última etapa e está sendo realizada dentro dos serviços de acabamento.

Anel viário

A obra de construção do Anel Viário de Humaitá, que entrou na reta final, contempla a pavimentação de 11,58 quilômetros de via, que interligará Porto Velho, por meio da BR-319 (Manaus-Porto Velho), ao porto graneleiro do município, reduzindo o trajeto que atualmente é realizado dentro do perímetro urbano.

A obra tem o objetivo de desviar o tráfego de veículos pesados, como carretas e caminhões, que transportam soja pela rodovia BR-319 e pela BR-230, a rodovia Transamazônica, do perímetro urbano da sede do município.

Essa intervenção, realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Seinfra, é considerada como um dos maiores investimentos na área de infraestrutura, mobilidade urbana e de incentivo à produção agrícola no município de Humaitá.

Situado na calha do Madeira, Humaitá conta atualmente com uma população estimada em 57.195 habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes a 2021.