Vacina Amazonas
59 mil pessoas vacinadas contra Covid-19 em Manaus. Foto: Secom

A campanha “Vacina Amazonas” alcançou 59.708 pessoas em Manaus no sábado (12/06), primeiro dia da grande mobilização para acelerar a imunização contra a Covid-19 na capital.

A ação, anunciada pelo governador Wilson Lima e realizada por meio de parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus, começou às 9h de sábado e segue até as 17h de domingo. Dos 57 pontos de vacinação, três funcionam por 32 horas:  a Arena da Amazônia, o Centro de Convenções de Manaus (Sambódromo) e o Centro de Convenções Vasco Vasques.

A movimentação de pessoas nos postos em regime de viradão, na noite de sábado, foi mais intensa. Os demais pontos de vacinação funcionam das 9h às 17h e neste sábado atenderam pessoas de 45 a 51 anos. Por volta das 19h, os postos do viradão começaram a vacinar pessoas de 40 a 44 anos. A imunização seguirá até às 17h deste domingo. Na Arena da Amazônia, além dos postos de vacinação para pedestres, foram instalados pontos na modalidade de drive-thru.

De acordo com o secretário de saúde em exercício, Silvio Romano, mais de 3 mil servidores atuam de forma voluntária, tanto na aplicação das vacinas quanto em suporte logístico, organização e atendimento ao público nos pontos de vacinação. Ele afirmou que esta é a maior campanha de vacinação no Amazonas na pandemia, abrindo caminhos para outras ações ao longo do ano.

“Durante a pandemia é a maior ação, mas a gente tem a certeza, e já temos o aceno do governador, de que essa é a primeira de várias que ainda vamos ter ao longo deste ano, de forma que a gente possa avançar de maneira bem efetiva para erradicar a Covid-19 do nosso estado”, afirmou o secretário.

Durante a noite e início da madrugada, os pontos de vacinação foram ampliados na Arena da Amazônia, para atender a grande demanda de pessoas em busca da imunização.

“Devido ao aumento do fluxo noturno, nós ampliamos o que havíamos programado. Estamos agora com 22 postos para drive-thru. E para pedestres nós temos quatro postos exclusivos. E a demanda está vindo de forma acelerada, mas dando vazão a esse número de postos”, explicou a chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Adriana Elias.

A vacinação continua durante a madrugada na Arena da Amazônia, Sambódromo e Centro de Convenções Vasco Vasques. A partir das 9h, todos os 57 postos reabrem na capital para dar seguimento à vacinação até às 17h.

PONTOS DE VACINAÇÃO

Postos em regime 32 horas

Das 9h de sábado às 17h de domingo, sem intervalos

>>> Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques

Av. Constantino Nery, 5.001 – Flores

>>> Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus

(Drive-thru e ponto fixo)

Av. Pedro Teixeira, 2.565 – Dom Pedro

>>> Arena da Amazônia

Av. Constantino Nery, 5.001 – Flores

Pontos tradicionais

Das 9h às 17h

>>> Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola

Rua Gandu, 119 – Cidade Nova

>>> Centro Cultural dos Povos da Amazônia

(Drive-thru e ponto fixo)

Av. Silves, 2.222- Crespo

>>> Universidade Paulista – Unip (somente no sábado, 12/06)

(Drive-thru e ponto fixo)

Av. Mário Ypiranga Monteiro, 4.390 – Parque 10 de Novembro

>>> Parque Municipal do Idoso (somente no domingo, 13/06)

R. Rio Mar, 1.324 – Nossa Sra. das Graças

>>> Clube do Trabalhador do SESI

(Drive-thru e ponto fixo)

Av. Cosme Ferreira, 7.399 – São José I

>>> Estacionamento do supermercado Coema

(Drive-thru e ponto fixo)

Av. Torquato Tapajós, 5.890, no Novo Israel, zona Norte

Salas de Vacina

Das 8h às 17h

>>> 48 unidades de saúde e escolas

Endereços no link bit.ly/salavacinacovid