Encontro acontece nesta quinta-feira (24/11) e na sexta (25/11), em Manaus

LEGENDA: Encontro será realizado nesta quinta-feira (24/11) e na sexta (25/11). FOTOS: Anne Alves/FVS-RCP

O Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa) da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realiza o Encontro de Coordenadores de Vigilância Sanitária do Amazonas, nesta quinta-feira (24/11) e na sexta (25/11), em Manaus.

O evento está sendo realizado no Anfiteatro da Unidade 6 do Centro Universitário do Norte (Uninorte), na zona sul da capital, e tem como objetivo reunir os coordenadores das vigilâncias sanitárias municipais para apresentação e debate de temas relacionados à gestão e ações de vigilância executadas pelos municípios.

“O encontro é um momento muito importante e tem a participação presencial de técnicos das Vigilâncias Sanitárias municipais, sendo fundamental para atualização de temas prioritários para a Vigilância Sanitária”, destaca Jackson Alagoas, chefe do Devisa.

Entre os temas prioritários estão a Classificação de Risco Sanitário e o aprimoramento da Gestão da Vigilância Sanitária na esfera municipal, segundo destaca o assessor da qualidade do Devisa/FVS-RCP, Marcelo Izel.

“Vamos atualizar os coordenadores sobre a descentralização das ações, propor caminhos estratégicos para a gestão da Vigilância Sanitária, bem como a gestão do risco sanitário, estimulando a adoção da classificação de risco no processo de organização das ações de inspeção, fiscalização, licenciamento e monitoramento sanitário”, acrescenta Marcelo.

O encontro é também espaço para troca de experiências exitosas das equipes de vigilâncias sanitárias dos municípios, como destaca uma das participantes do evento, a coordenadora de Vigilância Sanitária de Presidente Figueiredo, Maria de Nazaré Rodrigues de Araújo. “Esse encontro ajuda muito no nosso trabalho no município com a gama de conhecimentos que recebemos”, afirma.

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, o que inclui o monitoramento dos riscos envolvidos na produção, circulação e consumo de bens; e na prestação de serviços relacionados à saúde, por meio do Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. O contato telefônico da FVS-RCP é o (92) 3182-8510.