Curso conta com a participação de 15 técnicos que fazem parte do Projeto Roça sem Queima
Com o objetivo de estimular o uso de sistemas produtivos mais sustentáveis, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), por meio da gerência de apoio a agroecologia e produção orgânica (GEAPO), realiza desde o mês de maio, uma capacitação em agroecologia aplicada, no contexto da agricultura familiar no Amazonas para técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).
Em seu terceiro módulo – de Práticas de Manejo agroecológicas, nos dias 6 e 7 de julho, a ser realizado no auditório do Idam e na Unidade Agroecológica de Pesquisa Participativa (UAPP) da Associação Renascer, na comunidade Peniel do Areal, município do Careiro da Várzea, está programada a realização das atividades práticas sobre o preparo de bioinsumos e a formação de sistemas agroflorestais.
O projeto visa promover a produção de alimentos saudáveis, com maior produtividade para a segurança alimentar e nutricional, e a geração de ocupação econômica e renda aos agricultores das Unidades de Conservação
Módulos
O curso foi programado para 3 módulos em diferentes períodos: Agroecologia e Extensão Rural, Princípios Básicos da Agroecologia e Práticas de Manejo Agroecológicas. E visa aprimorar conhecimentos e experiências em agricultura sem fogo (roçado sem queima) com os técnicos da Sema, para agregar conhecimentos e habilidades práticas para o fortalecimento de ações desenvolvidas pela Sema, junto aos agricultores familiares, com a finalidade de minimizar os riscos de desmatamento e queimadas ilegais no Amazonas, especialmente em Unidades de Conservação.
A programação foi dividida em seis dias, iniciados nos dias 17 e 20 de maio, com o primeiro módulo – Agroecologia e Extensão Rural. O segundo módulo – Princípios Básicos da Agroecologia, foi realizado no dia 29 de junho, ambos no auditório do Idam, em Manaus. E no dia 30 de junho, foi realizada uma visita de intercâmbio na unidade agroecológica de pesquisa participativa, onde está sendo implantado um sistema de produção integrada para transição agroecológica, no sítio Amor de Deus, na rodovia Carlos Braga, quilômetro 2, no ramal do Laguinho, em Iranduba (distante 27 quilômetros de Manaus).
Segundo a agricultora Charlinha Reis dos Santos, beneficiária do Projeto Prioritário de Agroecologia e Produção Orgânica, receber os técnicos da Sema em sua propriedade e apresentar a UAPP foi de imenso orgulho. E enfatizou sobre a preocupação e o cuidado que se deve ter com a natureza.
Capacitação
FOTOS: Divulgação/Idam
“Eu acreditei nesse projeto, eu sei que é possível, faço isso não pensando só em mim, mas nos meus filhos, nas futuras gerações que também vão precisar se alimentar”, disse emocionada.
Para a bióloga e aluna do curso Larissa Aragão, ’’a capacitação em agroecologia do Idam tem sido uma ferramenta norteadora para o Projeto Roça sem Queima que está sendo desenvolvido pela Sema, nós bolsistas estamos absorvendo métodos já implantados pelo Idam, através do Sistema de Produção Integrada para Transição Agroecológica (Sispita), que serão muito úteis em nossa implantação”.
’’Vale ressaltar, também, que as falas da família que visitamos, nos levam a acreditar ainda mais que é possível os agricultores conseguirem mudar a visão e entendimento de se viver harmonicamente com a natureza. E nós, como instrutores, mediadores do processo de transição, ter como resultado o despertar do agricultor de querer se profissionalizar na área, é de encher o peito de orgulho, é a certeza de que estamos fazendo um bom trabalho’’ concluiu Larissa.