Curso é oferecido pelo Corpo de Bombeiros para 31 beneficiários do programa
A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) vão formar a primeira turma do curso de Brigada de Incêndio do Programa Social e Ambiental de Manaus (Prosamin+). Iniciado nesta terça-feira (12/07), o curso faz parte do processo de regularização plena dos residenciais do Prosamin.
O treinamento, que se estende até sexta-feira (15/07), vai habilitar os moradores para atuarem na prevenção e combate a focos de incêndios domésticos e florestais e também nos primeiros socorros a vítimas.
De acordo com a subcoordenadora do setor social da UGPE, Viviane Dutra, participam do curso de Brigada de Incêndio 31 moradores do Residencial São Raimundo e colaboradores da UGPE.
“A gente está tendo a felicidade de realizar, pela primeira vez, o curso de Brigada de Incêndio com moradores, porque as metodologias de segurança já são muito usadas no Prosamin por quem executa as obras e para os técnicos do programa. E, agora, esse cuidado é levado também para os moradores. Uma ação necessária, uma vez que a vivência comunitária necessita de um ambiente seguro”, afirma.
A programação curricular do curso prevê aulas teóricas e práticas que permitem que os participantes consigam assimilar melhor o conteúdo. Na aula prática, eles vão ter noção de primeiros socorros e combate a princípios de incêndio, além de poder manusear extintores e outros equipamentos de combate aos sinistros.
Segundo o Tenente Eduardo Araújo, do CBMAM, o curso de Brigada de Incêndio capacita os participantes para atuarem em diversas situações reais.
“O treinamento é feito com base na prevenção. Se a prevenção falhar, o cidadão vai estar preparado para atuar. Nós temos uma carga horária no curso de 20 horas que contempla teoria e prática e, nessas aulas, a ideia é fazer com que o participante crie uma disciplina de prevenção para que não haja a ocorrência futura”, enfatiza.
Morador do Residencial São Raimundo, Francisco Dier pretende empregar os conhecimentos no trabalho, mas acredita que a formação da Brigada de Incêndio do Prosamin vai evitar muitos incidentes.
“É bom ter a teoria e a prática desse curso, para a gente poder aplicar no nosso dia-a-dia no Prosamin”, disse.
Ao final do curso, será feita a formatura dos alunos, com a entrega de certificado a todos os participantes. Pelo cronograma, a UGPE e o CBMAM devem capacitar outras seis Brigadas de Incêndio, em outros residenciais que fazem parte do Prosamin.