Acadêmicos da Ulbra conheceram a Estação do Tratamento de Esgoto (ETE) do Prosamin+

A iniciativa contou com 20 acadêmicos dos cursos de Engenharia Ambiental e Civil. FOTOS: Djalma Júnior/Secom

Nesta sexta-feira (15/07), o programa “Tô na Obra”, da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), levou alunos da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) para uma visita guiada à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), localizada no bairro Educandos, zona sul de Manaus.

Ao todo, a iniciativa contou com 20 acadêmicos dos cursos de Engenharia Ambiental e Civil que, neste momento, estão cursando a disciplina de Sistema de Abastecimento de Água e Rede de Esgoto.

Francisco Paiva, 28, coordenador dos cursos. FOTOS: Djalma Júnior/Secom 

“A Ulbra tem a tradição de uma formação de profissionais no Amazonas há 30 anos e, para nós, é muito importante que além da teoria os alunos aprendam a prática. A gente fica muito grato pela UGPE ter aberto as portas e ter proporcionado essa visita”, comentou Francisco Paiva, 28, coordenador dos cursos.

Na visita, os alunos tiveram acesso às informações sobre a tecnologia de ponta utilizada na ETE, bem como os processos de tratamento de esgoto para que o conteúdo seja devolvido ao rio, possibilitando a prática do conteúdo ministrado em sala de aula.

Para Célio Coelho, 39, estudante do 9º período de Engenharia Civil, a visita é essencial para conclusão do curso e entrada no mercado de trabalho “Essas visitas são muito importantes, principalmente para aprendermos como funciona, como lidar na prática e como desenvolver isso mais para frente para melhorar o sistema da nossa cidade”, destaca o acadêmico.

Para Alan Ferreira, 39, professor há 14 anos da disciplina, a visita é uma vantagem que chega para agregar valor ao currículo dos futuros engenheiros. “Aqui eles encontram um equipamento de ponta, então eles vêm para conhecer o funcionamento. Enquanto profissionais, eles vão estar ali como engenheiros, gestores, funcionários, e acompanhar toda a operação de uma estrutura desse porte”, avalia o professor.

A iniciativa serve, ainda, para divulgar e desmistificar as intervenções e programas executados pela UGPE, demonstrando a importância dessas obras, que vão além de um programa de habitação e sim de saneamento básico, como explica Camila Fuziel, 29, mestranda de recursos hídricos e gestora ambiental da UGPE.

“Geralmente quando se remete ao Prosamin+ as pessoas pensam em apartamento, mas na verdade a habitação é uma consequência. O Prosamin+ é um programa de requalificação urbanística ambiental e social. A gente vem colaborando para que o saneamento venha sendo efetivado, de fato, na cidade de Manaus; e possibilitando que alunos conheçam essa realidade”, afirma a gestora ambiental.

ETE Educandos

FOTOS: Djalma Júnior/Secom 

Considerada de maior Estação de Tratamento de Esgoto do Norte do Brasil, a ETE Educandos faz parte do Sistema de Esgotamento Sanitário do Prosamin+, implantado na bacia do São Raimundo, que contempla, ainda, a construção de 31 quilômetros de redes de coleta e de seis estações elevatórias, inaugurados em 2020, nos bairros do Santo Antônio, São Raimundo, Glória, Aparecida, Presidente Vargas e Centro.

O investimento foi de R$ 50,9 milhões, sendo 72% oriundos de empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e 28% a contrapartida direta do Estado.