Mais de 100 prestadores de serviços turísticos participaram do “Bem Receber” na capital amazonense

Ao todo, 131 profissionais participaram do workshop. FOTOS: Janailton Falcão/Amazonastur

A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) realizou, nesta quinta-feira (21/07), o Workshop “Bem Receber” em Manaus, para fortalecer o desenvolvimento do turismo e capacitar os prestadores de serviço que trabalham, sobretudo, na temporada de cruzeiros marítimos e nos grandes eventos da capital.

Ao todo, 131 profissionais participaram do workshop, que ocorre em formato de palestras e está sendo executado pela empresa amazonense com expertise internacional, Singulari Consultoria, que tem atuação focada no desenvolvimento de pessoas e gestão de mudanças.

“A capital do Amazonas, nosso grande portal, está se preparando para o ‘Passo a Paço’, show do Guns N’ Roses e demais eventos nacionais. E, claro, a gente fazendo isso, qualificando o profissional, a gente prepara a capital para receber bem o turista para que ele chegue aqui e volte ao seu destino com uma referência muito positiva”, explicou o presidente da Amazonastur, Gustavo Sampaio.

Presidente da Amazonastur, Gustavo Sampaio. FOTOS: Janailton Falcão/Amazonastur

A agente de viagens Keithyane Lúcia trabalha junto com a mãe na Muiraquitãs Agência de Viagens. Ela ressalta a importância de participar do workshop.

“A nossa agência trabalha diretamente com esses passeios em Manaus, Presidente Figueiredo, pelos municípios. Então, o nosso intuito é adquirir mais conhecimento para que a gente realmente possa tratá-los de uma forma adequada e que eles possam retornar”, destacou.

Método

A metodologia envolve duas horas de aulas expositivas e apresenta vídeos, dinâmicas e atividades práticas sobre a qualidade no atendimento ao turista. Foram duas turmas compostas de atendentes de hotéis, bares, restaurantes, lanchonetes, comércio em geral, atendentes de portos e aeroportos; vendedores; garçons; artesãos; guias de turismo e de pesca; pilotos; licenciados; permissionários de feiras e mercados; camareiras; entre outros.

Em 2022, o workshop iniciou pelo município de Parintins, no período de 9 a 12 de maio, como uma ação preparatória para o 55º Festival Folclórico. A segunda edição aconteceu em Manacapuru, no dia 13 de julho, para a preparação do aniversário da cidade e o Festival de Cirandas.

As próximas edições beneficiarão os municípios do interior em datas que antecedem as grandes comemorações locais como: Temporada de Pesca Esportiva, em Barcelos; Fecani, em Itacoatiara; Festival do Guaraná, em Maués; e a Festa do Cupuaçu, em Presidente Figueiredo.

“A gente sabe da importância e vai valorizar, qualificar o profissional daquele município cada vez mais para que o turista chegue aqui e seja bem recebido”, afirmou o presidente da Amazonastur.

Certificação

FOTOS: Janailton Falcão/Amazonastur

Além dos certificados do workshop, também foram entregues os do Cadastur e do curso de condutor cultural local, este último sendo realizado por meio da parceria Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e Amazonastur.

Aluna do curso de condutor cultural local, Fran Félix ressalta que os ensinamentos aprendidos foram essenciais para preencher uma lacuna que existia no mercado deste tipo de segmento do turismo.

“Esse curso veio qualificar as pessoas para que a gente leve esse conhecimento para os nossos turistas também, para os nossos residentes, que é muito importante, porque a pessoa só valoriza aquilo que conhece”, disse.

Participaram da entrega dos certificados representantes da Comissão de Turismo, Fomento e Negócios da Assembleia Legislativa do Amazonas; Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas; Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult); Associação Brasileira de Agentes de Viagens (ABAV); Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel); Sindicato dos Empregados do Comércio Hoteleiro de Manaus (Sindhoteis); e Universidade do Estado do Amazonas (UEA).