Ativação ocorreu no município de Humaitá
O segundo Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-L) do sul do Amazonas foi ativado na quinta-feira (21/07), no município de Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus). Coordenado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), o CICC-L tem o objetivo de auxiliar as ações da operação Tamoiotatá 2, de combate a crimes ambientais naquela região do estado.
Na última quarta-feira (20/07), a SSP-AM ativou um CICC-L no município de Apuí (a 453 quilômetros de Manaus). De acordo com secretário de Segurança Pública, general Carlos Alberto Mansur, o Centro Integrado além de monitorar o desmatamento, também possibilita a integração de órgãos da esfera municipal, estadual e federal.
“Com o objetivo de combater o desmatamento ilegal e as queimadas, estamos em Humaitá para fazer a abertura desse Centro Integrado. O trabalho da SSP é mais no sentido de ser um facilitador da integração entre os órgãos do estado, federais e também com o apoio da Prefeitura”, explicou.
O secretário da Sema, Eduardo Taveira, destacou a importância da operação Tamoiotatá no sul do Amazonas.
“A operação Tamoiotatá, tem uma característica muito forte, que é a integração das forças de segurança e ambiental, no combate aos ilícitos. A Sema e o Ipaam já tinham infraestrutura nessas áreas e, agora, está sendo feita justamente a integração do CICC. O Estado aumenta sua presença nos municípios e dá maior celeridade na resposta ao crime contra o meio ambiente”, destacou Taveira.
Corpo de Bombeiros
A operação Tamoiotatá 2 conta com brigadistas do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) preparados para combater focos de incêndio.
“Nós estamos trabalhando no combate aos incêndios florestais nos municípios da região sul do Amazonas. Nossa equipe conta com brigadistas formados pelo CBMAM e mais o apoio da Força Nacional. Estamos atuando nos municípios de Apuí, Humaitá, Boca do Acre, Lábrea, Manicoré e Novo Aripuanã para poder fazer o combate a incêndios nesse período de grande seca”, disse o major do CBMAM, João Filho.
Tamoitatá
A ação conta com o trabalho integrado de policiais do Batalhão de Policiamento Ambiental, da Polícia Militar do Amazonas (PMAM); Polícia Civil do Amazonas (PC-AM); militares do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), além de servidores do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e Secretaria Executiva-Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi), da SSP-AM.
MATERIAL EM VÍDEO
Assunto: Segundo CICC-L do sul do Amazonas é ativado para auxiliar em ações de combate às queimadas
Descrição de conteúdo: Imagens do CICC-L em Humaitá. Sonora com o secretário de Segurança Pública, general Carlos Alberto Mansur e sonora com o major João Filho, do CBMAM.
Link para baixar:
https://drive.google.com/file/d/1OD8Xcqk_aIaLMpm2IwkaXw29Gg7DOc1I/view