Há 18 anos sem nenhum tipo de revitalização, a EE Waldemiro Lustoza recebeu intervenções de infraestrutura
O Governo do Amazonas entregou, nesta segunda-feira (08/08), a Escola Estadual Waldemiro Lustoza 100% revitalizada e laboratório de robótica da rede estadual. A unidade de ensino recebeu as intervenções de infraestrutura, realizadas por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto.
A cerimônia de entrega aconteceu com a presença da primeira-dama do Amazonas, Taiana Lima, que conferiu os espaços revitalizados e conversou com os alunos.
“Nós estamos aqui entregando a escola de vocês reformada, e essa é a escola 402 que está sendo entregue por esse governo, pelo governo Wilson Lima. Um governo que tem olhado com muito carinho pela educação, pelo bem-estar dos alunos, pelo bem-estar dos professores e de todos que estão dentro da escola envolvidos com esse trabalho da educação, tanto na capital quanto no interior”, afirmou a primeira-dama, durante discurso aos alunos e servidores da unidade.
Há 18 anos sem receber nenhum tipo de intervenção, a unidade escolar recebeu pintura interna e externa, manutenção elétrica e hidráulica, além de manutenção no telhado, forro e pintura da quadra coberta. A EE conta, ainda, com um Espaço Maker como parte do projeto “Fazer para Aprender”, que integra o programa Educa+Amazonas.
Segundo a secretária de Estado de Educação e Desporto, Kuka Chaves, a revitalização e a inauguração do Espaço Maker são parte do compromisso do Governo do Estado com a educação no Amazonas.
“Hoje nós estamos entregando não só a revitalização da escola Waldemiro Lustoza, como também estamos entregando um Espaço Maker, voltado para práticas de habilidades manuais até o nosso parque de robótica. Então assim, é avanço, é tecnologia de ponta para os nossos alunos, e esse é o trabalho que nós vamos dar continuidade e até o final do ano estaremos com todo o nosso parque escolar revitalizado, tanto na capital quanto no interior”, destacou a secretária.
Ao todo, serão mais de 1000 alunos beneficiados com um melhor espaço para os estudos.
A gestora da unidade, Rita de Cássia, falou com emoção sobre a reforma tão esperada pelos alunos e pela comunidade.
“É um momento de muita alegria, muita emoção, porque são muitos anos aguardando essa revitalização. Eu, como moradora dessa comunidade, vi essa escola nascer, e participar desse momento, ver os nossos alunos entrando nessa escola com o olhar mais alegre, é maravilhoso. Entendendo que a infraestrutura contribui positivamente para os resultados das avaliações externas e aprovações em vestibulares”, disse.
Fazer para Aprender
O projeto visa fomentar o desenvolvimento de metodologias ativas de aprendizagem em ambientes multi-instrucionais em escolas da rede pública estadual.
O espaço conta com recursos para a elaboração de estações de robótica e eletrônica, videomaker, carpintaria, corte e montagem, impressão 3D, pesquisa e leitura, realidade virtual e aumentada, e projeção midiática. Além das estações, o projeto ainda contempla material didático e paradidático impresso, plataforma digital de acesso aos recursos midiáticos e formação docente.