Desde 2019, o Amazonas é o representante da macrorregional no PRT

A convergência entre as ações do Ministério do Turismo (MinTur) e seu desenvolvimento nas regiões do Brasil, incluindo o Amazonas, foi pauta durante a 33ª Reunião Nacional dos Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), realizada nesta terça-feira (30/08), em Brasília. Participando por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), o estado representa, desde 2019, a macrorregional Norte do Programa de Regionalização do Turismo (PRT).
De acordo com a chefe do Departamento de Programas e Capacitação da Amazonastur e Interlocutora Macrorregional Norte no PRT, Kethlenn Porto, o objetivo do PRT é de apoiar a estruturação dos destinos, a gestão e a promoção do turismo no País, por meio da regionalização das políticas públicas. E o Amazonas vem sendo atuante no diálogo, representando o Norte do Brasil.
“A intenção aqui na reunião é justamente termos essa troca de experiências e informações de como que os estados estão trabalhando nas suas unidades federativas, buscar novos conhecimentos; novas estratégias; critérios para o remapeamento do Mapa do turismo Brasileiro 2023; e as novas diretrizes para o Programa de Regionalização do Turismo, nos próximos meses”, destacou a também interlocutora do Amazonas no PRT.
Durante o encontro foram apresentadas as ações realizadas e previstas para o programa de regionalização, incluindo o Mapa do Turismo Brasileiro, a categorização dos municípios e o planejamento do turismo nos territórios, além de informes sobre a melhor atuação da rede dos interlocutores estaduais do PRT nos municípios, estados e regiões turísticas.
Mapa
No início de 2022, a Amazonastur inseriu quatro novos municípios no Mapa do Turismo Brasileiro: Nhamundá, Atalaia do Norte, São Gabriel da Cachoeira e Coari, somando ao todo 26 cidades amazonenses no mapa. O Mapa tem por objetivo orientar a atuação do Sistema Nacional do Turismo no desenvolvimento, regionalizado e descentralizado, das políticas públicas nos territórios nele identificados.