Município que se prepara para o Festival do Guaraná, finaliza o cronograma anual de 2022 do workshop

Fortalecer e desenvolver o turismo no Amazonas são os pilares e objetivos do Workshop Bem Receber, realizado em Maués (a 276 quilômetros de Manaus). A ação no município que se prepara para a Festa do Guaraná, de 28 a 30 de novembro, formou 120 alunos que participaram do workshop organizado pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).
Ministrado pela empresa amazonense Singulari Consultoria, o workshop, que teve sua última edição na noite de ontem (13/09), foi realizado em seis municípios no interior e na capital, Manaus, capacitando, em 2022, 738 prestadores de serviços turísticos para a melhoria no atendimento durante os grandes eventos no estado. Ao todo, foram 18 turmas formadas e mais de 36 horas de aulas ministrada neste ano. Em 2019, quando iniciou o Bem Receber, mais 300 alunos participaram durante a edição única do workshop, realizada em Parintins.
De acordo com o presidente da Amazonastur, Gustavo Sampaio, a ação contribui para uma consciência coletiva dos atores do turismo, das cidades em que foram realizadas as edições do Bem Receber.
“Promovemos um momento importante de troca de conhecimento e de estímulo a novos olhares e práticas para o turismo em cada região pela qual passamos. Agora todos eles já possuem o conhecimento nivelado, do que de melhor pode ser aplicado no desenvolvimento das suas atividades, que compõem a cadeia do turismo”, explicou.
O coreógrafo Diniz Margalho, que trabalha com coreografias nos festivais religiosos na cidade, comemorou a realização do workshop e comenta que as palestras o incentivaram a qualificar ainda mais o trabalho.
“No curso, as pessoas realizam o trabalho com amor. Motivou todos os alunos e deu um norte para aprimorar os conhecimentos, principalmente em relação ao nosso cartão de visitas: tratar bem o cliente, deixar a melhor impressão ao turista. Todos os envolvidos estão de parabéns, Maués aguarda mais cursos”, destacou.
As edições do Workshop Bem Receber em 2022 aconteceram em datas antecedentes aos grandes festivais locais no estado, tais como: Parintins, para o 55º Festival Folclórico; em Manacapuru para o Festival de Cirandas; Em Itacoatiara, para o Fecani; em Barcelos para a temporada de pesca; em Manaus para a temporada de cruzeiros; e em Presidente Figueiredo, para a Festa do Cupuaçu.
Uma das prestadoras de serviços que foi capacitada no workshop, foi a parintinense Saúde Xavier, que trabalha como líder comunitária na região da Serra da Valéria, localizada na Comunidade de Santa Rita, e destacou que o curso prepara além das festividades tradicionais.
“Em primeiro lugar, a comunidade é um ponto turístico e muito visitada, não apenas pelos estrangeiros, mas por pessoas da cidade. Então eu procurei o curso para ter conhecimento em receber e acolher os visitantes na nossa comunidade”, destacou a líder comunitária.
Metodologia
O workshop teve realização de palestras presenciais, com duração de até 2 horas (cada turma), com apresentação de vídeos motivacionais, dinâmicas e atividades práticas sobre a qualidade no atendimento ao turista. Em todas as edições, as palestras foram ministradas pela empresa Singulari Consultoria, empresa amazonense que atua há 10 anos focada no desenvolvimento de pessoas e gestão de mudanças, com expertise internacional.
As palestras foram direcionadas aos trabalhadores do setor turístico e tiveram participação de tricicleiros, taxistas e mototaxistas, atendentes de hotéis, bares, restaurantes, lanchonetes, comércio em geral, atendentes de porto e aeroporto e vendedores ambulantes.