Os trabalhos estavam paralisados há mais de 10 anos
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra) está realizando obras e serviços destinados à conclusão da sede do Núcleo de Estudos Superiores da Universidade do Estado Amazonas (UEA), localizado no município de Tapauá (distante 449 quilômetros de Manaus).
Com investimento de R$ 1.673.582,28, a obra, que estava paralisada há mais de 10 anos, apresenta 65% de execução e tem previsão de entrega agendada para o fim deste semestre. Já foram realizados serviços de demolição e remoção de material imprestável, execução de poço tubular de 100 metros de profundidade e substituição da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE.
Nesta etapa, estão em execução os serviços de reforma de paredes, divisórias e revestimentos; reforma de cobertura e forro; reforma de piso interno; pintura; instalação de esquadrias, aparelhos e metais hidrossanitários e sistema de proteção de descargas atmosféricas.
Também estão sendo realizados os trabalhos de instalação de Sistema de Circuito Fechado de TV; instalação de subestação aérea de 150 kVA; reforma de instalações elétricas prediais; iluminação externa com luminárias em LED; instalações de combate a incêndio; infraestrutura para telefonia e lógica; paisagismo e limpeza final.
“Com a conclusão desta obra, os estudantes de Tapauá serão beneficiados. Além de terem um espaço acadêmico adequado e seguro, não será necessário que os alunos tenham que se deslocar para outras cidades para poder cursar o ensino superior”, destacou o secretário de Infraestrutura, Carlos Henrique Lima.
O Núcleo da UEA de Tapauá deverá atender também aos municípios de Canutama e Beruri.
Sistema Viário
Além da UEA, Tapauá também recebe obras em seu sistema viário, abrangendo um total de 8,15 km de ruas.
Localizado na calha do rio Purus, o município de Tapauá conta atualmente com uma população de 16.876 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes a 2021.