Professores e administrativos da rede estadual e municipal de Amaturá, Boa Vista do Ramos, Maués e Santo Antônio do Içá participam do projeto
O projeto Trilhas do Saber, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto e do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) voltou ao interior para formar mais profissionais. Desta vez, professores e administrativos da educação estadual e municipal, do Alto Solimões e Baixo Amazonas, serão certificados em cursos voltados para o dia a dia da escola e crescimento profissional.
Ontem (19/09) e hoje (20/09), os municípios de Amaturá e Boa Vista do Ramos (distantes 909 quilômetros e 271 quilômetros, respectivamente, de Manaus), participam das formações que tratam de Referencial Curricular Amazonense (RCA), Novo Ensino Médio, os Itinerários Formativos e suas possibilidades pedagógicas e a produção de materiais pedagógicos adaptados para alunos com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual, cegos e surdos.
Na quinta-feira (22/09), Maués e Santo Antônio do Içá (respectivamente, a 276 e 880 quilômetros de Manaus), começam as formações. No total, cada cidade está ofertando 440 vagas para as formações.
Vinte e dois formadores do Centro de Formação Profissional Padre Antônio Anchieta (Cepan) e Cetam foram selecionados para ministrarem os conteúdos, por meio de palestras, rodas de conversa, minicursos e oficinas pedagógicas.
O “Trilhas” visa não apenas a qualificação de professores, mas da equipe gestora e administrativa, como secretários escolares e merendeiros. Para esse público, a formação foi sobre o currículo no chão da escola, comportamento organizacional, competências socioemocionais, projetos de vida e novas perspectivas profissionais.