Com 17 quilômetros de extensão, o ramal está interligado há seis outros ramais no entorno

FOTOS: Arquivo/Seinfra

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), iniciou a obra de pavimentação do Ramal do Barro Alto, situado no quilômetro 11 da rodovia AM-354, a Estrada do Manaquiri (distante 60 quilômetros de Manaus).

Com investimento no valor de R$ 27.093.501,64, a obra contempla serviços em 17,19 quilômetros de extensão do ramal, incluindo terraplenagem, pavimentação, drenagem, urbanização e sinalização horizontal e vertical.

O ramal contará com plataforma de tráfego variável de seis a nove metros de largura, contendo pista de rolamento, acostamento, sarjeta, meio-fio e calçada.

Ramais interligados

Seis outros ramais estão interligados ao ramal do Barro Alto e todos são importantes para o acesso às comunidades, para o escoamento da pesca e para o ecoturismo, com destaque para a pesca esportiva do tucunaré, um dos pontos fortes da economia local.

No final do ramal há um porto, que é amplamente utilizado para o escoamento da produção das comunidades rurais locais e dos outros seis ramais que ficam no seu entorno.

Situado na calha do Rio Negro-Solimões, o município do Manaquiri conta atualmente com uma população estimada em 33.981 habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes a 2021.