Projeto do Governo do Estado integra programa Educa + Amazonas

FOTO: Divulgação/Seduc-AM

O projeto Trilhas do Saber chegou ao município de Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus) nesta segunda-feira (10/10). Promovido pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto, em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), o projeto segue com atividades no município até terça-feira (11/10) e passará ainda por Iranduba (distante 27 quilômetros da capital), na quinta-feira (13/10).

Os cursos são voltados para professores, pedagogos e administrativos das redes estadual e municipal. As formações tratam do Referencial Curricular Amazonense (RCA), Novo Ensino Médio, os Itinerários Formativos e suas possibilidades pedagógicas e a produção de materiais pedagógicos adaptados para alunos com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual, cegos e surdos.

Conforme a secretária executiva adjunta Pedagógica, Hellen Matute, o Trilhas do Saber assinala a importância da formação continuada para os profissionais da educação.

“A programação de cada município envolve os percursos formativos para docentes e não docentes. Nele, nós falamos sobre a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) no chão da escola, sobre o Novo Ensino Médio, novos currículos, educação inclusiva, entre outras trilhas de formação que são de extrema importância para estes profissionais que vivem o cotidiano escolar”, pontuou a secretária.

A ação terá a carga horária de 14 horas, em cada município, e será desenvolvida de forma presencial, por meio de palestras, rodas de conversa, minicursos e oficinas pedagógicas, com aulas expositivas e dialógicas, debates e socialização de relatos de experiências. Os formadores são do Centro de Formação Profissional Padre Antônio Anchieta (Cepan) e Cetam.

Capacitação

O Trilhas do Saber visa não apenas a qualificação de professores, mas das equipes gestora e administrativa, como secretários escolares e merendeiros. Para esse público, a formação foi sobre o currículo no chão da escola, comportamento organizacional, competências socioemocionais, projetos de vida e novas perspectivas profissionais.

O projeto já passou por 27 municípios: Tefé, Tabatinga, Manacapuru, Rio Preto da Eva, Caapiranga, Parintins, Codajás, Careiro da Várzea, Carauari, Anamã, São Paulo de Olivença, Borba, Nhamundá, Humaitá, Autazes, Urucurituba, Silves, Nova Olinda do Norte, Benjamin Constant, Atalaia do Norte, São Gabriel da Cachoeira, Amaturá, Boa Vista do Ramos, Maués, Santo Antônio do Içá, Presidente Figueiredo e Manaquiri.