Participam os melhores de seus estados, no Amazonas, 16 atletas irão disputar os melhores lugares no ranking brasileiro

FOTOS: Eduardo Cavalcante / Seduc

Os 16 estudantes que se classificaram nas Paralímpiadas Escolares já começaram os preparativos para representarem o Amazonas nas provas nacionais, que acontecerão em novembro, na cidade de São Paulo. Nesta quinta-feira (13/10), os atletas estiveram na Secretaria de Estado de Educação e Desporto para assinarem os termos de autorização de viagem e participação nos jogos.

Joaquim Filho, técnico da seleção paralímpica escolar amazonense, diz que suas expectativas para os jogos são grandes e que acredita no resultado dos treinos de sua equipe.

“Este ano, nós estamos aumentando o nosso quantitativo e qualitativo de modalidades, vamos viajar com atletas de atletismo, natação, halterofilismo e, também, do badminton, um total de 16 atletas. É um momento ímpar para nós, mais uma vez, já que retornamos da competição em Brasília e tudo deu certo, conseguimos 38 medalhas, graças a Deus houve muita conquista lá”, pontua o técnico.

Ane Mariane, de 17 anos, estudante do 9° ano do Ensino Fundamental, na Escola Estadual Francelina Assis Dantas, atleta cadeirante, compete na modalidade de arremesso de dardo. Concorrendo para ser uma das melhores no ranking brasileiro, ela conta que está com boas expectativas.

“Eu comecei a praticar em 2017, é uma história longa, passei cinco anos com o professor me treinando e este ano foi mais pesado, já que é o sub-18. Mas eu estou treinando bastante para conseguir bons resultados e crescer mais no esporte”, enfatiza Ane.

Paralimpíadas

As Paralimpíadas Escolares Nacionais acontecem de 23 a 25 de novembro, no Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro, zona sul de São Paulo. Participam os melhores de seus estados, no Amazonas, 16 atletas irão disputar os melhores lugares no ranking brasileiro, sendo 12 no Atletismo, um na Natação, um no Parabadminton e dois no Halterofilismo.