Curso terá duração de quatro meses e caráter eliminatório
Aconteceu, nesta segunda-feira (17/10), a Aula Inaugural do Curso de Formação da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM). Ao todo, mais de 600 candidatos aprovados no concurso da instituição para cargos de delegados, escrivães, investigadores e peritos participaram da solenidade e devem dar continuidade à formação, que dura quatro meses.
O curso é promovido pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), por meio do Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (Iesp). Durante a Aula Inaugural, o secretário de Segurança Pública, general Carlos Alberto Mansur, assinalou a importância da formação para os futuros servidores da PC-AM.
“Hoje é um dia especial, um dia histórico para nossa segurança pública. Depois de mais de dez anos sem concurso para a Segurança Pública, estamos dando início à última etapa do concurso público da Polícia Civil, que é o curso de formação. Quatro meses de curso, hoje inicia, com previsão de encerrar em fevereiro de 2023. Então é muito importante, nós vamos oxigenar a nossa Polícia Civil”, destacou o secretário.
O concurso da Polícia Civil foi lançado em julho deste ano pelo governador Wilson Lima, por meio do programa Amazonas Mais Seguro. Dentro do eixo capacitação do programa, foram lançadas 2,5 mil vagas para as forças de segurança e salvamento do estado.
“Isso é muito importante, é a valorização do nosso agente da segurança pública. O governo tem investido muito recurso em aquisição de material, de infraestrutura, na parte da intensificação das operações, da integração da inteligência, e a parte da valorização também está sendo uma um grande investimento, capacitando os nossos agentes para que o nosso policial possa ir para a rua em melhores condições de para cumprir a sua missão”, afirmou Mansur.
Além das aulas teóricas do curso, os alunos terão conhecimento prático sobre a Segurança Pública do Amazonas. Desta vez, o curso ofertará matérias de cunho regional, de modo a capacitar o profissional para atuar em diversas regiões dos 62 municípios do estado.
Recomeço
Ao todo, mais de 80 mil candidatos participaram do concurso público da Polícia Civil. Para muitos, o sonho era distante em pensamento e, também, em quilômetros. Caio Moraes, de 33 anos, saiu do Rio de Janeiro após ser aprovado no concurso para o cargo de Escrivão de Polícia.
“A beleza da Floresta Amazônica já é conhecida internacionalmente, e eu acho que a cultura daqui do Norte é muito forte, as pessoas são muito calorosas e receptivas. E eu poder contribuir com o meu serviço para ficar na linha de frente das forças de segurança pública do Amazonas vai ser um prazer imensurável”, destacou o aluno.
A mineira de Juiz de Fora, Lourdes Machado, 33, também passou no concurso para o cargo de escrivã. Ela se mudou para a capital amazonense com a família e falou sobre as projeções para o futuro.
“A expectativa está muito grande, porque foram muitos meses estudando, ansiedade de um resultado, então a gente está com uma expectativa grande para começar a trabalhar, para saber como é a realidade aqui do estado. Até então a gente tem gostado bastante da cidade, da receptividade dos manauaras, então a gente está com muita expectativa de que vai ser bem bacana”, finalizou a aluna.