Obra foi elaborada por 23 profissionais da instituição

FOTO: Antônio Lima/SECOM

Em comemoração ao Dia do Médico, celebrado nesta terça-feira (18/10), a Fundação Hospital Adriano Jorge lançou o livro “Pesquisa em Saúde”, um guia de pesquisa científica na área da medicina, elaborado por mais de 20 profissionais da FHAJ, e que representa um legado para a classe médica pesquisadora em todo Amazonas.

O lançamento da obra contou com a presença de profissionais da saúde da Fundação Hospital Adriano Jorge, além de representantes de outras unidades, como Fundação de Medicina Tropical (FMT-AM), e Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon).

Segundo o diretor de Ensino e Pesquisa da FHAJ, Sidney Chalub, a obra surge da necessidade de médicos, alunos e residentes em medicina de se familiarizar com os aspectos da pesquisa na área da saúde.

“Nós nos reunimos – 23 profissionais da Fundação Adriano Jorge – no intuito de normatizar, não só metodologias científicas, mas como escrever, que é uma grande dificuldade que nós vimos na população em geral científica. Então este livro surge como uma nova arma para que nós possamos melhorar ainda mais a ciência, para que nós possamos desenvolver a pesquisa na Amazônia, porque o Amazonas é muito rico”, destacou o médico.

O livro trará benefícios, segundo a comunidade médica, a todos que participam dos programas de iniciação científica das fundações de saúde do estado. O documento auxilia na produção de artigos científicos, normatização, escrita e leitura de pesquisas médicas.

“É um grande legado para esta instituição, que estará disponível na forma física e também online. O livro é uma busca feita por pessoas capacitadas que se esmeraram muito para produzir esta obra de pesquisa em saúde”, afirmou Chalub.

A obra foi elaborada por um grupo de 23 profissionais da FHAJ composta por um grupo multidisciplinar de médicos, bibliotecários, pesquisadores, assistentes sociais, entre outros.

Para os médicos, que celebraram a data comemorativa nesta terça-feira, a esperança de uma nova etapa de pesquisa em saúde impulsiona a valorização de obras como esta, que fomentam a educação de novos médicos, e a valorização de profissionais já renomados.