No total, 32 educadores do Amazonas foram homenageados
Com mais de 30 anos de vida dedicada à educação, a secretária adjunta pedagógica, Hellen Matute, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, recebeu, na terça-feira (18/10), a Medalha do Mérito Legislativo Educacional Professora Ignês de Vasconcellos Dias, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A honraria é um reconhecimento aos serviços prestados pelos profissionais à educação amazonense.
No total, 32 educadores do Amazonas foram homenageados. Os nomes são indicados pelos deputados e pelo Fórum de Educação.
Formada em Pedagogia, Hellen Matute iniciou sua carreira na educação de surdos, atuando ainda como pedagoga, gestora, coordenadora distrital e, atualmente, como secretária pedagógica. Para a educadora, a medalha representa o ponto mais alto de todo um trabalho que foi desempenhado ao longo de seus 33 anos de vida pública na área.
“Olhando para trás, vejo que eu cumpri o meu papel, servi ao meu estado e posso dizer que, se eu tivesse que escolher novamente, escolheria o magistério, porque essa carreira me trouxe muitas alegrias e essa medalha vem coroar tudo isso. Ela vem no momento da vida em que eu já estou mais próximo de me aposentar, com toda a energia, com todo o brilho no olhar, com todo o vigor e o entusiasmo que eu tinha quando iniciei minha carreira”, comemora.
Indicados da Educação
O coordenador na Coordenadoria Distrital de Educação (CDE) 2, Orlando Félix, foi outro profissional da Secretaria de Educação homenageado com a medalha. Ele iniciou a carreira na educação em 1994 e atuou como pedagogo e gestor da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Djalma Batista, por 23 anos. O educador, que passou por um procedimento cirúrgico recentemente, foi representado pela mãe, Iracy Félix de Moura, na cerimônia realizada na Aleam.
Orlando diz que quer ser lembrado pelo seu papel como articulador das soluções de problemas. “Eu me sinto imensamente grato por esse reconhecimento do meu trabalho, que possa servir de exemplo, que nós só podemos fazer sempre mais e melhor junto a comunidade”, pontua.
Ainda foram indicadas para receber a homenagem as coordenadoras distritais de educação, Astrid Chagas, da CDE 3, que abrange as escolas da zona centro-oeste da cidade; e Rute Lima, CDE 4, que abrange as escolas da zona oeste da capital.
Medalha
A Medalha Professora Ignês de Vasconcellos Dias foi criada com objetivo de homenagear os profissionais da área de Educação, destacados por seus méritos tanto na educação quanto no âmbito do estado do Amazonas. A honraria é entregue anualmente, e cada deputado estadual indica um profissional.