Ação integra plano emergencial e garante apoio aos trabalhadores impactados pelo desabamento de pontes na região

Produtores das comunidades dos municípios de Careiro Castanho e Manaquiri que foram impactados pela queda das pontes começaram a receber, na manhã desta quinta-feira (20/10), os insumos agrícolas do Governo do Amazonas. A ação coordenada pelo Sistema Sepror integra o plano de emergência montado para atender as três cidades mais prejudicadas pelo acidente.

Também nesta quinta-feira, a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) iniciaram o levantamento e a compra da produção agrícola dos produtores rurais desses municípios.

Os alimentos comprados serão distribuídos pelo Fundo de Promoção Social (FPS) e pelas secretarias de Assistência Social (Seas) e de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) às instituições que atendem pessoas em vulnerabilidade social nos municípios de Careiro da Várzea, Careiro Castanho e Manaquiri.

Insumos

Na manhã de hoje, a primeira entrega de insumos foi feita a produtores do ramal do 11, na AM 254, situado no Careiro Castanho, mas conhecida como Estrada de Autazes. Na ocasião foram entregues ração e embalagens.

“Viemos à Associação Rural Arumã e fomos recebidos pelo senhor Júnior e a dona Ana, que são produtores rurais locais. Trouxemos ração para avicultura e embalagens para que os trabalhos continuem sendo realizados. Estamos colocando a estrutura da ADS para dar esse suporte e tentando chegar ao máximo de produtores”, comentou o diretor-técnico da ADS, Leandro Góes.

Além da entrega, junto a associação também foi feito o levantamento de produtos que poderão ser adquiridos, com destaque para o quiabo.

“Já estamos levantando os dados do que pode ser adquirido da produção desses produtores rurais, a partir disso, vamos comprar o que for possível”, destacou o diretor.

Em Manaquiri, as equipes foram divididas em duas: uma atendendo as comunidades da Costa do Barroso e a outra do Barro Alto, nesses locais se destaca a produção de melancia.

“Na Costa do Barroso, por exemplo, na comunidade Filadélfia, nossos técnicos atenderam o produtor Almeida, e adquirimos 200kg de pimentões que já estavam correndo o risco de serem perdidos”, contou Leandro, que está coordenando a ação nos três municípios.

Operação

No total, o Governo do Amazonas enviou quatro caminhões da ADS para auxiliar na aquisição e distribuição dos alimentos; 20 toneladas de insumos para os produtores rurais; 10 toneladas de silagem para o gado; e 10 toneladas de ração para aves de postura, além das embalagens para ovos.

Equipes da ADS, com apoio das unidades locais do Idam, estão à frente da operação. Os trabalhos iniciaram no último dia 19/10.

Escoamento

No início da tarde de hoje, uma balsa do Governo do Amazonas iniciou a travessia com destino ao município de Autazes (distantes a 112km da capital) onde dará o apoio a produtores rurais que precisam escoar suas produções. A balsa é exclusiva para transporte de veículos de atendimento ao setor primário e não fará transporte de passageiros avulso. A previsão é que ela retorne carregada para Manaus no sábado (22/10), às 6h. A operação está sendo coordenada pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror).