Reunião, realizada de forma virtual, abordou estratégias e novos direcionamentos para buscar excelência no extensionismo rural no estado
O diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Daniel Borges, reuniu-se, nesta sexta-feira (21/10), com gerentes e técnicos das unidades locais do Instituto para dialogar sobre demandas, alinhamentos e metas. O objetivo do encontro, realizado de forma virtual, é otimizar o atendimento ao produtor, e assim, expandir as ações do órgão, proporcionando cada vez mais o desenvolvimento sustentável às comunidades rurais do Amazonas.
“Precisamos ouvir todos os lados envolvidos, então é necessário chamar a equipe para termos uma conversa, e fazer um processo de transparência. Isso sempre com o objetivo de melhorar o processo administrativo e o atendimento junto aos produtores”, comentou Daniel Borges.
A reunião envolveu também a equipe da coordenadoria do Cartão do Produtor Primário (CPP), que foi reforçada recentemente com mais integrantes, a fim de melhorar a comunicação entre a coordenadoria e as unidades locais, e permitir um acompanhamento mais minucioso dos processos de cadastros e emissão do documento.
Segundo o coordenador do CPP e técnico em agropecuária, Aglei Maciel, é crucial que o Idam torne o processo de elaboração e emissão do documento mais eficiente e ágil.
“Precisamos dar mais celeridade ao recolhimento e elaboração dos documentos que são enviados ao Idam Central para a emissão do Cartão do Produtor. Enviamos um checklist e o formulário às unidades locais para que possamos sanar dúvidas com relação ao processo”, disse.
Com unidades locais em todos os municípios do estado, o Idam atende principalmente pequenos produtores e agricultores familiares. O Instituto tem trabalhado para aperfeiçoar a integração entre a central administrativa e os técnicos na ponta, sempre objetivando o melhor atendimento às famílias rurais.
Cartão do Produtor Primário
O CPP é emitido pelo Governo do Amazonas, por meio do Idam, destinado exclusivamente para pessoa física que exerça a atividade de produção rural. O documento assegura diversos benefícios aos produtores beneficiados, entre os quais está a isenção do ICMS na aquisição de insumos, máquinas e equipamentos; possibilidade de emitir notas fiscais Modelo 04 (Produtor Rural); desconto de energia elétrica junto à operadora.
O documento também serve para comprovar o tempo trabalhado no setor primário durante o processo de aposentadoria.