Durante ação foi distribuído material informativo sobre processo que começa a ser realizado e cuidados a serem adotados pelos moradores

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas iniciou, nesta quarta-feira (26/10), na Comunidade da Sharp, na zona leste, o trabalho de sensibilização que precede o início das obras do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+).
Os moradores receberam material informativo tratando dos cuidados que estão sendo tomados pelo órgão e os que devem ter com animais e crianças, nas frentes de obras, orientando sobre as sinalizações e o trânsito de máquinas pesadas. Também foram informados do processo de desratização e de dedetização pelo qual a área passará.
A sensibilização foi realizada por técnicos das áreas social e ambiental da UGPE, com apoio da construtora que executará as intervenções previstas para a Comunidade da Sharp. A subcoordenadora social da UGPE, Viviane Dutra, afirmou que as ações de desratização e dedetização da área visam diminuir a incidência de vetores transmissores de doença na comunidade.
“Se as demolições e a remoção dos materiais forem feitos sem a dedetização e desratização do local, esses vetores, como insetos e ratos, vão migrar para as moradias vizinhas aos canteiros de obras”, destacou Viviane Dutra.
A dona de casa e moradora da Sharp, Rosangela Silva, afirmou que é muito importante a informação aos moradores sobre a dedetização que vai ocorrer, pois muita gente deixa bichos soltos e muitas crianças circulam pela área durante o dia. A moradora ressalta que o lugar dos animais de estimação é dentro de casa e não soltos, como muitas pessoas gostam de mantê-los.
O subcoordenador ambiental da UGPE, engenheiro florestal Otacílio Cardoso, afirmou que essa ação marca o início da operacionalização do Sistema de Gestão Socioambiental (SGSA), utilizado nas obras financiadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
“O SGSA preconiza que todas as ações de demolições em nossas áreas de intervenção sejam precedidas da dedetização e desratização. É considerada uma atividade de controle nessa fase de obra, preparando as áreas e a população do entorno do canteiro, para que estejam cientes dos cuidados a serem tomados durante a execução dos trabalhos”, frisou.
Maior intervenção
A maior intervenção do Prosamin+, a obra 01, localizada na Comunidade da Sharp terá investimentos de R$ 404 milhões, contemplando a construção de sete quadras habitacionais com 105 blocos, totalizando 616 apartamentos, três praças e dois parques urbanos, com ciclovias, passeios públicos, entre outros equipamentos.
Contará ainda com obras de urbanização e saneamento, incluindo 33 quilômetros de rede de esgoto, cinco elevatórias, três reservatórios de água e 8 quilômetros de rede de distribuição de água potável.