Projeto auxilia estudantes na escolha de suas futuras carreiras

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Seduc

Estudantes da Escola Estadual Professora Leonilla Marinho, zona centro-sul de Manaus, participaram na quinta e sexta-feira (27 e 28/10), da primeira etapa do projeto de orientação profissional “Itinerário de Orientação Profissional”, realizado pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto. A dinâmica contempla estudantes do 8º e 9º ano, com o objetivo de auxiliar os estudantes a descobrirem suas vocações profissionais e, assim, facilitar suas escolhas para o futuro.

A iniciativa foi pensada a partir da mudança do Ensino Médio tradicional para o Novo Ensino Médio (NEM), que agora insere mais ativamente os jovens a um aprendizado técnico. A psicóloga Adriana Magalhães, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, que aplicou a dinâmica aos estudantes, conta como a ideia surgiu e quais as principais motivações.

“Percebemos que os alunos tinham dificuldade em construir um currículo, dúvidas sobre como é que seria a vida deles quando fossem trabalhar, por onde eles iriam começar o que que eles poderiam fazer, foi quando idealizamos o projeto”, afirma Adriana.

Em seguida, explica a psicóloga, o projeto começou a ser desenvolvido na EE Leonilla Marinho, primeira unidade de ensino a receber o projeto-piloto, a ser levado para os alunos de 8º e 9º ano da rede estadual de ensino.

Adriana Magalhães acrescenta que os estudantes demonstraram muito interesse em participar da dinâmica. E destaca que foi de grande relevância poder contribuir para o conhecimento da profissão dos alunos.

“O feedback dos alunos foi muito legal, aplicamos 144 tipos de atividades que direcionam ao exercício de possíveis profissões. A partir dessas respostas, será dado uma possibilidade de área que demonstrou ter mais afinidade para desenvolver a carreira. Com isso, eles ficaram muito interessados em saber o que eles podem escolher como um futuro cargo,” comemora.

Segunda etapa

Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae/Am), será realizada a segunda parte do projeto, um evento nos dias 8 e 9 de novembro, o qual contará com palestras e oficinas, onde serão expostas dicas de como os estudantes poderão, no futuro, ingressar aos cursos de graduação e profissionalizantes. E, assim, sanar possíveis dúvidas e mostrar aos jovens as possibilidades de se qualificar e desenvolver suas habilidades profissionais.

A gestora da Escola Estadual Professora Leonilla Marinho, Ana Ruth, expressa sua satisfação em relação ao projeto e destaca a importância para a vida dos alunos.

“A escola tem ficado bem satisfeita com o projeto, visto que a maioria dos alunos ainda se perdem em relação à escolha de sua profissão, parece que não é algo muito próximo do mundo real deles. A partir do momento que começam a ter conhecimento em relação a isso, um horizonte de informações e oportunidades se abrem, criando neles novas perspectivas de futuro”, explana.