Serão implantados 3.843 pontos, cobrindo toda a área urbana da cidade
O Governo do Amazonas, por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), iniciou, nesta sexta-feira (28/09), a obra de construção do novo Hospital Regional de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus). O investimento é de R$ 79 milhões e faz parte do fortalecimento da rede de saúde do Estado.
Localizado no bairro Manacá, a unidade de saúde contará com 112 leitos de enfermaria, 32 de UTI, 12 de apoio cirúrgico e mais cinco salas de cirurgia. O projeto prevê, ainda, a construção de uma maternidade e de um pronto-socorro adulto e infantil.
De acordo com o coordenador em exercício da UGPE, Leonardo Barbosa, o atendimento de alta complexidade do hospital irá desafogar a rede de saúde da capital, tornando-se um polo que atenderá até 200 mil pessoas de sete municípios vizinhos.
“O que nós estamos iniciando é muito mais que a construção de um hospital, nós estamos revolucionando a rede de saúde pública do Amazonas. Esse vai ser o maior hospital do interior do estado. Historicamente, a rede de alta complexidade sempre esteve na capital, então, os pacientes do interior precisavam se deslocar até Manaus e, agora, nós estamos mudando isso”, frisou.
Patrícia Carvalho, 35, é nascida e criada no município de Manacapuru. Vizinha do canteiro de obras do hospital, a autônoma afirma enxergar, da varanda de casa, um sonho saindo do papel.
“É um sonho! Para quem mora aqui na cidade e não tem transporte, ir daqui pra Manaus é longe, então vai ser um sonho realizado para toda Manacapuru”, comemorou.
Além de Manacapuru, o Governo do Estado está finalizando a implantação de 10 leitos de UTI no município de Humaitá. As cidades de Tefé, Tabatinga e Parintins também contam com 10 leitos de alta complexidade em cada uma.