Operação contou com apoio do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), ativado para monitoramento em tempo real das atividades

FOTOS: Divulgação/PMAM e SSP-AM

O segundo turno das eleições no Amazonas ocorreu sem grandes intercorrências, conforme levantamento do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), ativado às 6h deste domingo (30/10) para monitorar o antes, durante e depois da Operação Eleições 2022, em todo o estado. A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) intensificou o policiamento em todo o estado para garantir um pleito seguro.

O Sistema Integrado de Comando e Controle (SICC) foi ativado, inicialmente, no modo Status Operacional Mínimo (SOM), logo após o término do 1º turno, no dia 2 de outubro, em que os representantes dos órgãos envolvidos ficaram de sobreaviso. Nesta manhã, o SICC passou para o modo Status Operacional Pleno (SOP), onde as ocorrências eram monitoradas em tempo real. Ao todo, 27 órgãos das esferas federal, estadual e municipal participaram da atividade.

Logo após o encerramento da votação, a cúpula de segurança participou de coletiva realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). De acordo com o secretário de Segurança Pública, general Carlos Alberto Mansur, a operação montada para o pleito foi bem-sucedida. Além do trabalho voltado às eleições, o policiamento nas ruas também foi reforçado.

“A segurança pública permitiu o direito de ir e vir de todas as pessoas, em todos os locais de votação não tivemos nenhum problema, também não tivemos problemas na segurança no armazenamento das urnas. E, lógico, após o resultado, estaremos monitorando na rua e intensificando o nosso policiamento para que a comemoração transcorra da melhor forma”, destacou o secretário.

Balanço

Conforme levantamento do CICC, até às 18h deste domingo (30/10), o Amazonas registrou a prisão de seis pessoas por crime eleitoral. O estado registrou três casos de compra de votos; dois casos de boca de urna; dois casos de violação de sigilo de voto; um caso de desobediência às ordens da Justiça Eleitoral e um caso de transporte irregular de eleitores.

Policiamento

Todo o efetivo das forças de segurança estava empenhado na operação. De acordo com o comandante da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), coronel PM Vinicius Almeida, a corporação realizou patrulhamentos ostensivos nas ruas da capital e do interior, principalmente nos perímetros dos locais de votação.

“Tivemos uma eleição tranquila. A Polícia Militar empregou 1,7 mil policiais na guarda das urnas e na segurança das cidades em todo o estado. Nós deslocamos quase 800 policiais da capital para o interior. Ações previstas na operação Eleições para manter a tranquilidade e a ordem do pleito”, destacou o comandante.

Bombeiros

Durante o pleito eleitoral, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) cumpriu suas atribuições de acordo com a Constituição Estadual, por meio de planejamento, coordenação e execução de atividades de Defesa Civil; Prevenção e combate a incêndios, busca, resgate e salvamento; e Socorro de emergência. Conforme o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), coronel BM Orleilso Muniz, cerca de 200 bombeiros atuaram na capital e interior com quase 50 viaturas.

“Tanto na capital, quanto no interior do estado, as equipes de serviço do Corpo de Bombeiros não registraram nenhuma ocorrência que envolvesse ou atrapalhasse o cidadão amazonense a comparecer às urnas. As equipes ainda continuam de prontidão”, destacou Muniz.

Polícia Civil

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), funcionou com todos os 30 Distritos Integrados de Polícia (DIPs), além da Central de Flagrante na sede da Delegacia Geral, que atendeu, excepcionalmente, crimes eleitorais, com funcionamento até às 17h. Conforme o delegado Alessandro Albino, diretor do Departamento de Policiamento Metropolitano (DPM), da PC-AM, a medida foi tomada para garantir a realização de uma votação segura para todos os eleitores e destacou que as eleições transcorreram com tranquilidade e sem alteração.

“As equipes trabalharam em conjunto para manter a tranquilidade nos locais de votação e, assim, assegurar o direito de voto de todos, pois a nossa maior parceria é firmada com a população”, enfatizou.

Detran-AM

Coordenado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), o Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot) garantiu um trânsito mais seguro na capital durante o segundo turno das eleições, conforme o diretor do Neot, Victor Mansur.

“A atuação do Neot desde sábado com a fiscalização da Lei Seca. Hoje, domingo de eleição, desde às 6h até o final do pleito, apoiamos o TRE-AM na fiscalização da propaganda eleitoral com as plataformas em todas as zonas da cidade, caso houvesse alguma obstrução na via ou impedimento nos locais de votação”, disse o coordenador do Neot.