Cerca de 450 estudantes dos 8º e 9º anos estão envolvidos no projeto, nos turnos da manhã e da tarde
O estudante da Escola Estadual Profª. Leonilla Marinho, zona centro-sul de Manaus, Abraham Guzman, do 9º ano, tem indagações sobre cursar Odontologia ou Direito, após o término dos estudos. Para auxiliar na dúvida dele e de outros 450 alunos, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto promoveu, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o projeto “Itinerário de Orientação Profissional”.
Abraham diz que o itinerário vai ajudar e direcionar para que ele escolha o caminho certo no mercado de trabalho. “Eu acho muito interessante participar, porque estamos apenas começando. Mais adiante, vamos poder entrar no mercado de trabalho. E isso vai me ajudar a direcionar para onde eu quero chegar no mercado de trabalho”, pontua.
Organizado pela Coordenação de Atenção à Saúde Psicossocial, a unidade escolar foi escolhida para ser piloto do projeto, que já está em sua segunda fase. A primeira etapa foi a aplicação do teste de profissões, no mês de outubro, e a própria coordenação fez a análise desses testes para depois repassar aos estudantes os resultados. Esta segunda fase consiste no Workshop das Profissões, com palestras sobre projeto de vida, autoconhecimento e educação financeira.
Renata Freire, assistente social e uma das coordenadoras do projeto, diz que os resultados esperados com esse projeto-piloto são promissores e podem abrir os horizontes dos alunos.
“Esperamos que os estudantes que estão participando do itinerário possam desenvolver competências para fazer escolhas mais assertivas quanto ao seu caminho profissional, suas escolhas de vida. E também já preparando esse aluno para o Novo Ensino Médio, sabendo quais disciplinas escolher e começar a se preparar para o mercado de trabalho”, enfatiza.
Cerca de 450 estudantes dos 8º e 9º anos estão envolvidos no projeto, nos turnos da manhã e da tarde. A programação contou com assistência do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), que transmitiu o workshop ao vivo pelo canal do YouTube, proporcionando a interação com os estudantes em tempo real.