Atividade contou com 16 apresentações e histórias de superação que emocionaram a todos os presentes
Reflexão, respeito e inclusão são as ações que permitem a construção de uma sociedade mais igualitária. Como forma de promover essas iniciativas, a Coordenadoria Regional de Educação de Itacoatiara (Crei) realizou, na última semana, a segunda edição do projeto Infinitos Mundos da Educação Inclusiva.
A proposta do evento é divulgar as práticas e o processo de construção das percepções de mundo, a partir do desenvolvimento das potencialidades artísticas e intelectuais dos alunos da Educação Inclusiva das Escolas Estaduais do município de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus).
A Coordenadora Regional de Educação de Itacoatiara, professora Rosekeury Lamêgo, destacou a importância de incentivar a educação inclusiva nas escolas do município. “Aqui ainda temos muito a alcançar, mas o primeiro passo já foi dado, e por isso parabenizo aos pais e responsáveis pela participação nesse processo”, disse Rosekeury.
A atividade contou com 16 apresentações e histórias de superação que emocionaram a todos presentes, promovendo momentos de muita reflexão, respeito e sentimento de inclusão entre os alunos da educação especial que participaram da ação.
A idealizadora da iniciativa, professora Elzineide Farias, sinalizou as ações realizadas durante o ano letivo. “A segunda edição do projeto Infinitos Mundos da Educação Inclusiva traz para este momento uma mostra dos incríveis resultados obtidos com o desenvolvimento das atividades de inclusão ao longo deste ano”.
Participação especial
O evento contou ainda com a participação ilustre da aluna e atleta paralímpica Geovana Campos. A estudante conquistou três recordes escolares que renderam o ouro em três modalidades do atletismo, durante as Paralimpíadas Escolares 2022, em São Paulo.
Geovana, que vive uma rotina de treinos adaptados, é estudante da Educação Especial na Escola Estadual Sérgio Mendonça de Aquino, localizada na Vila de Novo Remanso, em Itacoatiara, e é indígena do povo Kokama.