Qualificação tem como objetivo melhorar o atendimento aos produtores rurais do estado
O 7º módulo do curso de formação de agentes em extensão rural, do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), que acontece de forma virtual para 150 participantes, teve início na segunda-feira (06/02), com duração de uma semana.
Responsável por palestrar sobre ‘Implementação da Regularização Ambiental de Propriedades Rurais no Amazonas’, nesta terça-feira (07/02), a partir das 10h45, a engenheira florestal Maria do Carmo vai apresentar, também, uma iniciativa que selecionou duas prioridades rurais de agricultores, atendidos pelo Idam, na região do sul do município de Canutama (a 619 quilômetros da capital), onde foi iniciado um projeto piloto de restauração florestal e que deverá ser utilizado para outras regiões.
“Essa capacitação é de suma importância para os extensionistas, pois são eles que estarão orientando os agricultores, na ponta, a conservarem a Reserva Legal (RL), as Áreas de Preservação Permanente (APP) de suas propriedades, seguindo a legislação ambiental, para evitar sanções legais, como multas ou embargo da propriedade, que são situações que podem inviabilizar o acesso de produtores as políticas públicas, como recebimento de créditos rurais e até a restrição na comercialização de produtos agropecuários”, explicou.
De acordo com o engenheiro agrônomo e gerente de Capacitação e Metodologia de ATER do Idam, Pedro Chaves da Silva, este módulo traz como tema principal “os impactos da ação antrópica e estratégias de recuperação e manejo sustentável dos ecossistemas amazônicos”.
Realizado pelo Governo do Amazonas, por meio do Idam, a qualificação que tem como objetivo melhorar o atendimento aos produtores rurais do estado, acontece até a sexta-feira (10/02), e conta com o apoio da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), do Instituto Acariquara, da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ) e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Sobre o Idam
O Idam é uma autarquia estadual, integrante do Sistema Estadual de Produção Rural (Sepror), e tem como objetivo o desenvolvimento do setor primário, com atendimento direcionado às pequenas propriedades, identificadas como “Agricultura Familiar”, que corresponde a mais de 90% da produção de alimentos no Amazonas. Está presente em todos os municípios do estado.
O escritório central do Idam funciona no bairro Japiim, zona sul de Manaus. O atendimento ao público é feito em todas as Unidades Locais nos 62 municípios. Em Manaus, a Unidade Local está situada na avenida Torquato Tapajós, quilômetro 17 – Santa Etelvina.