A unidade de ensino da rede pública estadual foi a primeira EETI a ter o ensino bilíngue português-japonês do Brasil
A Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Prof°. Djalma da Cunha Batista, no Japiim, zona sul de Manaus, recebeu nesta terça-feira (14/02) a visita do diretor do Departamento da América do Sul do Ministério de Negócios Estrangeiros do Japão, Shogo Toyota. O encontro teve o objetivo de apresentar as instalações do colégio, que foi o primeiro do Brasil a contar com o ensino bilíngue português-japonês. A unidade de ensino é uma das nove da rede pública estadual, que oferece o ensino bilíngue no Amazonas.
O itinerário da visita passou pela apresentação de salas de aula, sala de mídia, informática, biblioteca e laboratório de robótica da unidade, chamado de Espaço Maker. O gestor da unidade de ensino, Luis Centurião, falou sobre a importância de receber autoridades da diplomacia japonesa no colégio.
“Sempre é muito importante mantermos esse elo com o Governo do Japão e ficamos muito contentes ao saber que, com várias opções de visita em Manaus, o Shogo Toyota escolheu a Escola Djalma Batista para um dos locais a serem visitados por ele.”
Escolhida entre as várias opções de visita, incluindo escolas particulares, a EETI Djalma Batista possui um corpo pedagógico composto por 42 professores, que atendem 870 alunos, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Shogo Toyota comentou sobre a visita à unidade da rede pública estadual.
“Fiquei impressionado com o tamanho da escola. Toda essa estrutura sendo oferecida de maneira gratuita pelo ensino público é algo muito importante para a educação. Desejo que o Consulado Geral do Japão em Manaus incentive esses espaços”.
A Cônsul-Geral Adjunta do Japão, Reiko Nakamura, também esteve presente no encontro e foram iniciadas tratativas para a doação de livros em japonês para a biblioteca da escola.
Sobre a escola
A EETI Professor Djalma da Cunha Batista foi fundada em 1980 e, desde 2006, funciona como uma das unidades de ensino de Tempo Integral da Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas. Em 2016, tornou-se a primeira Escola Estadual de Tempo Integral Bilíngue Português-Japonês do Brasil.