A ação é executada pela Coordenadoria Distrital de Educação 3, que abrange as unidades de ensino da zona oeste da capital
Com objetivo de preparar os estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio, para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que acontecem em outubro deste ano, a Coordenadoria Distrital de Educação 3 (CDE3) deu início ao Desafio Saeb, criado para mobilizar a comunidade escolar das 38 unidades de ensino para a importância do exame que compõe o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
O plano de ação foi apresentado aos gestores e pedagogos das escolas da CDE 3, nesta quarta-feira (1º/03). O desafio será composto por 10 tarefas que serão desenvolvidas de março a setembro. Ao final da atividade, as três escolas que alcançarem a maior pontuação receberão uma premiação pelo desempenho no desafio.
Durante os seis meses, os estudantes participarão de simulados, gincanas, aulões e jogos internos. De acordo com a coordenadora distrital da área, Astrid Silva, a ação é feita por várias mãos, por isso a importância de mobilizar toda a comunidade escolar.
“Essa mobilização acontece desde quando o aluno chega na escola, quando é acolhido pelo porteiro, pela merendeira, professor e gestão. Por isso, precisamos enfatizar que todos precisam estar imbuídos em um só sentimento, fazer uma boa prova e ter um bom rendimento”, explicou a coordenadora.
A gestora da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Almirante Barroso, Zaira Esper, contou que a sensibilização já acontece desde o início do ano letivo. “Desde fevereiro, nós já começamos a fazer esse trabalho de mobilização com nossos alunos, com os pais, sempre reafirmando a importância de realizar a prova que será aplicada em outubro deste ano”, enfatizou a gestora.
Na Escola Estadual Maria Amélia do Espírito Santo, a gestora Elisângela Guedes, conta que o desafio lançado pela CDE 3 propõe uma maior motivação aos servidores da escola.
“Esse desafio motiva a gente a trabalhar mais, porque para se ter um bom resultado nós precisamos envolver toda a comunidade escolar que é formada pelos alunos, pelos professores, pelos pais de pelos servidores da escola. Então todos dentro da escola são peças fundamentais para se ter um bom resultado no Saeb”, finalizou a gestora.
Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB)
Este ano, a Jornada Pedagógica teve como um dos principais objetivos, além da melhoria do processo de ensino e aprendizagem, a elevação dos resultados alcançados no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Durante a abertura, a secretária de Estado de Educação e Desporto, Kuka Chaves, falou sobre a importância de planejar as ações pedagógicas e definir metas educacionais para o ano letivo de 2023.