Ação visa trazer mais tecnologia e redução de custos de produção, além de garantir mais qualidade no produto para o consumidor

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), por meio da sua Unidade Local (UnLoc) no município de Careiro (distante 88 quilômetros de Manaus), realizou uma Demonstração de Método (DM) sobre biofertilizantes e defensivos naturais para agricultores da Associação Orgânica União e Força. O objetivo é levar mais tecnologia e gerar menos gastos com implementação do cultivo orgânico.

Ao todo, 10 agricultores receberam as orientações dos técnicos e participaram das demonstrações práticas sobre como fazer o biofertilizante, adubação orgânica e defensivos naturais.

A ação foi realizada no dia 1º de março, a fim de incentivar práticas agroecológicas que visam aproveitar os resíduos orgânicos e os recursos naturais existentes na comunidade, reduzindo o custo de produção e a dependência de insumos externos.

Para o gerente da UnLoc, Paulo Henrique, a DM auxilia os produtores a dar mais qualidade aos seus produtos.

“Nossa associação é bastante organizada, já tem um escoamento garantido e crescimento constante, então é importante incentivar a tecnologia para o cultivo, visando sempre oferecer ao consumidor final um produto livre de defensivos químicos e produzido de forma orgânica”, enfatiza Paulo.

Cultivo Orgânico

A produção orgânica traz benefícios não só para a comunidade consumidora, mas também para o agricultor que produz seu biofertilizante, assim reduzindo gastos e trazendo qualidade de vida a todos.