Os programas, desenvolvidos pela UGPE, serão apresentados em forma de artigo, em evento que ocorre no Rio Grande do Sul
Programas desenvolvidos pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas serão apresentados no Congresso Internacional de Tecnologias para o Meio Ambiente, que acontece de 8 a 11 deste mês, em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. Serão dois artigos em destaque, abordando projetos que são considerados referência em sustentabilidade: os programas Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) e o Ilumina+ Amazonas.
Os artigos são assinados pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano e coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo. Também levam a assinatura de Otacílio Cardoso, Leonardo Barbosa, Viviane Alves e Camila Fuziel, ambos da equipe da UPGE.
Os títulos dos artigos são: “Ilumina+ Amazonas: Um Programa de Tecnologia Sustentável, Eficiência Energética e Promoção da Qualidade de Vida da População” e “Efetividade do Sistema de Gestão Socioambiental como Instrumento de Gerenciamento de Obras do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus e do Interior”.
Marcellus Campêlo observa que é muito importante compartilhar as ações que estão sendo experimentadas com êxito no Amazonas. “A participação nos grandes eventos ambientais nos dá a convicção de que estamos no caminho certo e nos ajuda a ampliar ainda mais as ações que colocamos em prática no estado. É uma demonstração de que, no Amazonas, temos cases de sucesso relacionados à promoção da gestão socioambiental de obras públicas”, pontua.
Órgão integrante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), a UGPE é referência na elaboração de projetos sustentáveis, como o Ilumina+ Amazonas, que tem o propósito de modernizar a iluminação pública no interior, com instalação de luminárias de LED.
Com o tema “Inovação e Sustentabilidade: Desafios para um futuro melhor”, o Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente é um evento técnico-científico organizado e coordenado pelo Instituto de Saneamento Ambiental da Universidade de Caxias do Sul (UCS). O evento também faz parte da programação da Feira de Negócios, Tecnologia e Conhecimento em Meio Ambiente, organizada pela Fundação Proam.
“Neste evento, iremos apresentar os artigos que reproduzirão o que já estamos trabalhando no órgão e, desta vez, com mais visibilidade ainda, tendo em vista que é um congresso internacional”, destaca o subcoordenador Ambiental da UGPE, Otacílio dos Santos, que representa o órgão no evento, ao lado da gestora Ambiental Camila Fuziel.