A programação contou com a visita da comitiva à duas unidades de ensino que desenvolvem atividades voltadas para Cultura Maker

FOTOS: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

A comitiva da Secretaria Municipal de Educação de Maricá (RJ) visitou o Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), zona sul, e os Laboratórios de Robótica dos Centros de Educação Integral (Ceti) Profº. Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo e João dos Santos Braga, nesta quinta-feira (11/05).

O objetivo é conhecer as estruturas administradas pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, como a transmissão de aulas para todo o Amazonas, através do Cemeam, e os laboratórios de robótica, que possibilita aos alunos da rede estadual atividades práticas e experimentais nas mais diversas áreas de conhecimento.

De acordo com a secretária Municipal de Maricá, Adriana Costa, a educação no Amazonas é um modelo para outros estados, principalmente, quando na pandemia, as aulas já eram feitas por meio de transmissão e, agora, com os laboratórios, o Estado torna-se mais uma vez pioneiro.

“Aqui no Amazonas, o ensino remoto já era uma realidade, coisa que no Sudeste tivemos dificuldade em alcançar os nossos estudantes durante a pandemia. E ao visitar o Estado, tivemos a oportunidade de conhecer os Cetis que possuem laboratórios de robótica, espaços que envolvem professores e alunos, num modelo de educação pioneiro para o país”, disse a secretária.

A professora Francisca Cunha, à frente da Coordenadoria Distrital de Educação 5 (CDE5), responsável pelo Ceti Profº. Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, contou que a parceria entre as secretarias é essencial para apresentar as habilidades utilizadas nos espaços de robótica.

“Eu fico muito feliz com essa ação compartilhada, e mais feliz ainda por sermos referência para o outro Estado. Posso afirmar que estamos prontos para apresentar as ações inovadoras que fazem um diferencial na vida dos nossos estudantes”, pontuou a coordenadora.

A gestora do Ceti João dos Santos Braga, Ida Laura, explica que o laboratório de robótica é um dos preferidos dos estudantes. “Esse é um espaço muito utilizado pelos nossos alunos, não só do Ensino Médio, mas como alunos do Ensino Fundamental. Um local riquíssimo, que agrega conhecimentos muito importantes para os nossos estudantes”, finalizou a gestora.