Serão 10 dias de competições em diversas modalidades como atletismo, futsal, handebol, voleibol,  xadrez, vôlei de praia e outros 

Foi dada a largada para a 17ª edição dos Jogos Escolares das Escolas Estaduais  (Jeest), da Coordenadoria Distrital de Educação 2 (CDE2). A abertura oficial aconteceu nesta sexta-feira (19/05), na Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Djalma Batista da Cunha, na zona sul de Manaus. Com direito a participação de um mascote robotizado, a cerimônia contou com representantes das 23 unidades de ensino, que participarão da competição e ainda com apresentações culturais  realizadas pelos estudantes. 

Na próxima segunda-feira (22/05), começam as competições nas modalidades: futsal, handebol, voleibol, basquetebol, futebol de campo, vôlei de areia e xadrez, nos naipes masculino e feminino.

De acordo com a coordenadora da CDE 2, Josiane Santos, esse é um dos momentos mais aguardados pelos estudantes. 

“Os alunos ficam eufóricos com o início dos  jogos. Sempre frisamos que o espírito esportivo e o respeito são os principais objetivos dos jogos, mas eles ficam ansiosos para trazer um troféu ou uma medalha para a sua escola”, explicou. Nesta 17ª edição dos Jogos Escolares, das 36 unidades, participam 23 escolas da CDE 2. 

A estudante Thallyta Rodrigues, da Escola Estadual (EE) Ondina de Paula, realizou uma apresentação cultural com toadas dos bois Garantido e Caprichoso. 

“Hoje, nós fizemos uma participação aqui na escola com a nossa dança cultural, que é boi, e nós estamos muito felizes de estar presentes nesse momento”, enfatizou Thallyta. 

Linha de frente da fanfarra do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Gilberto Mestrinho, que executou o Hino Nacional e a entrada dos estudantes com as bandeiras de suas respectivas escolas, a estudante Camilly Coelho contou que, mesmo não competindo mais nos jogos, sente-se honrada em fazer parte da cerimônia de abertura. 

“Como comandante da fanfarra, me sinto muito honrada por poder presenciar esse momento, mesmo fora das competições. A cerimônia é um momento muito aguardado não só para mim, mas para os estudantes-atletas que esperam para competir e levar o mérito até as escolas”, destacou a estudante.