Em 2022, os alunos da rede estadual de ensino foram responsáveis por mais de 70 medalhas conquistadas no Amazonas
As provas da primeira fase da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) aconteceram nesta terça-feira (30/05), em todo o Brasil. A avaliação é aplicada para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. No Amazonas, mais de 600 escolas da rede estadual foram inscritas para o certame.
Realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a Obmep tem o objetivo de proporcionar ao aluno o exercício do raciocínio lógico-matemático. A prova também serve como preparação para outras avaliações, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que será realizado nacionalmente em outubro deste ano.
“A Obmep e o Saeb possuem o mesmo estilo de prova, com descritores parecidos. Outro treino importante que a prova possibilita para os alunos é o preenchimento do cartão-resposta, obrigatório nas duas avaliações”, destacou Amanda Mello, pedagoga da Escola Estadual (EE) Nathália Uchôa, zona sul de Manaus.
Na unidade de ensino, aproximadamente 735 alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio realizaram a prova durante esta terça-feira.
Desempenho
Na última edição da OBMEP, em 2022, os alunos da rede estadual de ensino acumularam mais 70 medalhas conquistadas, entre medalhas de ouro, prata e bronze. Os bons resultados vieram por escolas da rede tanto na capital, quanto no interior.
O município do interior do estado que mais se destacou foi Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), com 1 medalha de ouro, 2 de prata e 4 de bronze.
“A Obmep é importantíssima porque estimula o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas específicos, que despertam o interesse e a curiosidade de professores e estudantes. Isso ajuda a melhorar, de modo substancial, o aprendizado da matemática por parte dos alunos”, afirmou o coordenador da Obmep no interior do Amazonas, Disney Douglas.
Alunos destaque
Aluno da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Professor Djalma Batista da Cunha, zona sul de Manaus, Allef Daniel, 12, já foi medalhista da OBMEP nas edições de 2021 e 2022, quando conquistou a prata e o bronze, respectivamente. O estudante está no 8º ano do Ensino Fundamental e agora está em busca do ouro. Allef avaliou a primeira etapa da Obmep 2023, realizada nesta terça-feira.
“Eu sei que é difícil ganhar a medalha de ouro, mas eu queria muito. Acho que fiz uma boa prova. O ouro garante uma premiação em dinheiro e esse é o meu objetivo para este ano”.
Na mesma unidade, a aluna Lyhvea Menandes, 13, do 7º ano, conquistou uma menção honrosa em 2022 e agora tenta a medalha.
“Eu gosto muito de matemática. No ano passado, eu passei pra segunda fase e foi muito inesperado, não estava imaginando. Para essa edição, eu espero uma medalha, seria muito legal. Me esforcei muito nessa prova”, finalizou a discente.
Cronograma
Após a primeira etapa, a divulgação dos classificados para a segunda fase será realizada no dia 2 de agosto. Já a segunda fase vai acontecer no dia 7 de outubro para os participantes qualificados. Por último, a divulgação dos premiados ocorre no dia 20 de dezembro.