Capacitação tem como objetivo proporcionar novas fontes de renda para piscicultores

FOTOS: Divulgação/Sepror

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), em parceria a com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AM), ofereceu, na terça-feira (30/05) e quarta-feira (31/05), curso de retirada de espinha de peixe e beneficiamento, subprodutos e gastronomia de pescado, no município de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus).

O curso com carga horária de 16 horas, capacitou 40 piscicultores, buscando adquirir conhecimentos para melhorar sua renda e incentivar o comércio local.

Os participantes aprenderam técnicas de retirada de espinhas, como filés e costelinhas, bem como boas práticas de higiene e cuidados no manuseio do pescado.

Além do aprendizado das técnicas de retirada de espinhas e cortes de peixe, os participantes também foram ensinados a preparar produtos alimentícios, utilizados através do aproveitamento das espinhas que seriam descartadas. O material resultante é transformado em picadinho de peixe, e em seguida, utilizado na produção de subprodutos, como linguiças, hambúrgueres, almôndegas, bolinhos de peixe, entre outros.