Ação faz parte do Amazonas Meu Lar, o maior programa de habitação já realizado pelo Governo do Estado

A expressão de alegria marcou a vida das famílias que receberam, nesta quarta-feira (28/06), a regularização fundiária e os títulos definitivos de terra das mãos do governador Wilson Lima, em nova ação do Amazonas Meu Lar, o maior programa de habitação da história já realizado pelo Governo do Estado.

Mais 1,5 mil unidades habitacionais receberam regularização fundiária, e mais 200 títulos definitivos de terra foram entregues, durante solenidade no Centro de Convenções do Amazonas – Vasco Vasques, bairro Dom Pedro, zona oeste.

A regularização fundiária, realizada por meio da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab), beneficiou moradores dos conjuntos Viver Melhor III; Petrópolis; e Amadeu Botelho. “Hoje conseguimos fechar a regularização de quase 1.500 unidades de residenciais entregues há quase 30 anos. A meta do governador é fazer mais de 33 mil regularizações fundiárias, e hoje já conseguimos um terço, e vamos continuar adiante para concluir esse trabalho com muito êxito”, disse o diretor-presidente da Suhab, Jivago Castro.

O titular da Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect), João Braga, destacou que até o final do ano novas entregas de títulos definitivos serão realizadas. “Hoje iniciamos uma nova etapa com a entrega de 200 títulos para quatro bairros. No ano passado, entregamos mais de 500 títulos definitivos; vamos entregar até dezembro em torno de 2.500 títulos, e ano que vem vamos começar a regularização fundiária no interior do estado”, disse.

A dona de casa Maria da Conceição, 58, é uma das pessoas que receberam o título definitivo da sua unidade habitacional no conjunto Petrópolis após 12 anos. “A casa é nossa, e estávamos esperando para poder a gente chamar de meu, o meu monumento, a minha casa, e isso para nós é muito importante”, afirmou.

O autônomo Agenor Viana, 52, recebeu o título definitivo de terra no bairro Nova Esperança, zona oeste, onde mora há mais de 30 anos. “É uma felicidade muito grande. Lutamos desde 2002 por isso. E a felicidade de todo mundo aqui é uma só, pois temos a garantia do nosso imóvel”, disse.

A autônoma Nora Alice, 56, demonstrou gratidão pela conquista do título definitivo.  “É muito importante não só para mim, mas para toda população porque eu sei que muitas pessoas precisam também. Eu agradeço, acima de tudo, a Deus por me dar forças e acreditar que um dia chegaria, e hoje foi o dia”, disse a autônoma.

Regularizações

O Amazonas Meu Lar está sob a coordenação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). De acordo com o secretário da Sedurb, engenheiro civil Marcellus Campêlo, a meta do Governo no programa é entregar os residenciais do Prosamin+ e Prosai Parintins regularizados e as novas unidades habitacionais com título definitivo.

O Residencial Rodrigo Otávio foi entregue aos beneficiários, em abril, já com o título definitivo. O programa também está regularizando os habitacionais do Prosamin, entregues em gestões anteriores, a exemplo do Parque Residencial São Raimundo, regularizado em junho do ano passado.