Os alunos produziram trabalhos utilizando diversos métodos de pintura, dobradura e colagem
Estudantes do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Almirante Barroso, localizada na zona Centro-Sul de Manaus, realizaram a 1ª Mostra de Artes Visuais Cores e Formas.
Todas as turmas do Fundamental 1 participaram do processo que celebra as atividades realizadas durante o bimestre. Divididos em turmas, os alunos realizaram trabalhos como recorte e colagem, dobraduras, desenhos, pintura, entre outros, unindo aprendizagem e diversão.
A professora de Artes responsável pela exposição, Gisele Riker, destacou o tema principal da exposição, o uso das cores, e, também, como a exposição leva os trabalhos realizados dentro de sala para além dos cadernos.
“O nosso principal tema são as cores, porque é um conteúdo que está sempre presente, do 1° ao 5° ano, nos ciclos iniciais. Cores primárias e cores complementares, por exemplo, mas também tem um trabalho de materialidade, trabalhando lã e linha, além de dobraduras. Essa mostra celebra atividades que eles estão acostumados a fazer, mas que ficam dentro do caderno de artes”, explicou a professora.
A arte além da sala
A mostra, além de apresentar o aprendizado dos alunos em relação às cores e aos trabalhos manuais, teve como principal objetivo expor os trabalhos para os outros alunos e familiares.
Uma das estudantes que participou da mostra Jéssica Winny, de 11 anos, se inspirou no livro “A menina e o gato”, realizando um trabalho de recorte e colagem para montar os personagens. Jéssica falou como foi divertido fazer o trabalho e poder expor para os outros colegas.
“Foi legal. A professora falou que a gente ia recortar e fazer uma arte de cores complementares, e nos ensinou como elas são. A professora falou que íamos recortar e colar na parede da sala de artes”, disse a aluna.
A mãe aluna, Adriana Santos, falou como achou a mostra encantadora e o quanto é importante a valorização da arte dentro das escolas.
“É importante valorizar a arte. Muitas vezes é uma disciplina que acaba não sendo tão valorizada. Mas, a arte é maravilhosa e temos que dar muito valor”, ressaltou a mãe da estudante.