Os municípios de Itapiranga e São Sebastião do Uatumã – situados a 339 e 247 quilômetros de Manaus, respectivamente – foram beneficiados com a entrega de 12 concentradores de oxigênio, nesta quinta (18/02) e sexta-feira (19/02). Os equipamentos foram adquiridos com recursos doados pela ONG norte-americana Direct Relief.
Com as doações, chega a 34 o número de municípios do interior do Amazonas beneficiados com concentradores por meio do Programa Emergencial de Combate à Covid-19 em Unidades de Conservação. A iniciativa foi lançada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) para apoiar o enfrentamento da pandemia entre populações tradicionais.
Nesta quinta-feira (18/02), seis concentradores foram entregues para a Secretaria Municipal de Saúde de Itapiranga. Os equipamentos vão dar suporte aos atendimentos de pacientes acometidos pelo novo coronavírus no Hospital Miguel Batista de Oliveira, segundo o secretário de Saúde da cidade, Aurimar Simões.
“Quero aqui agradecer o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente. Essa parceria com o Município é muito importante nesse momento pelo qual o mundo todo está passando com esse vírus. Esses equipamentos estão vindo em boa hora para nós. Vai facilitar o nosso trabalho com as equipes de profissionais de saúde e trazer para a gente uma capacidade muito grande de fazer um melhor trabalho com a nossa equipe”, contou.
Mais doações
Outros seis concentradores de oxigênio foram doados ao município de São Sebastião do Uatumã, para reforçar a estrutura do Hospital Rosa Fabiano Falabella.
“Vai nos ajudar muito, pois estávamos usando a estratégia de buscar cilindros em Manaus. Agora o paciente que for precisar de oxigênio, isso aqui vai ajudar muito e facilitar nossa logística”, disse o vice-prefeito da cidade, Jander Barreto.
Além de atender os moradores das sedes dos municípios, os concentradores também garantem a assistência a 416 famílias residentes nas 20 comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, localizada entre as duas cidades, conforme explica o gestor da Unidade de Conservação, Cristiano Gonçalves.
“A Sema vem atuando por meio do Programa Emergencial de Combate à Covid nas Unidades de Conservação. Então os municípios que têm áreas protegidas sob gestão do Estado na sua área territorial estão sendo beneficiados, porque esses concentradores também vão estar atendendo os comunitários vindos das UCs (Unidades de Conservação), que buscam atendimento nas sedes dos municípios mais próximos”, afirmou.
Ajuda internacional
Os concentradores de oxigênio entregues pela Sema foram adquiridos com recursos doados pela ONG Direct Relief – o equivalente a R$ 2,8 milhões. Ao todo, 240 equipamentos foram doados ao Estado, para dar assistência a 45 municípios.
A ajuda é resultado de um apelo enviado pelo Governo do Amazonas, por meio de uma carta aberta, à comunidade internacional. A mobilização contou com a ajuda da Força Tarefa dos Governadores para Clima e Florestas (GCFTF) e do presidente da Health Bridges International (HBI), Wayne Centrone.
A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) foi identificada pelos doadores para atuar como gestora dos recursos e foi responsável pela aquisição.
A ação contou ainda com o apoio diplomático do Ministério das Relações Exteriores e da Americanas, que auxiliou no transporte dos equipamentos para Manaus.
Municípios beneficiados
Já foram beneficiados com os concentradores os municípios de Alvarães, Anori, Apuí, Atalaia do Norte, Barreirinha, Benjamin Constant, Borba, Canutama, Carauari, Careiro Castanho, Codajás, Envira, Humaitá, Ipixuna, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga e Japurá.
Também receberam equipamentos Juruá, Lábrea, Manicoré, Maraã, Maués, Nhamundá, Novo Airão, Novo Aripuanã, Parintins, Presidente Figueiredo, Santa Isabel do Rio Negro, São Sebastião do Uatumã, Tabatinga, Tapauá, Tefé e Uarini. Os equipamentos ainda vão ser enviados para outros 11 municípios ao longo das próximas semanas.