Evento ocorreu na sede da fundação

FOTOS: Edimilson Pereira/ FUnATI

“A oficina de fotografia tem sido como uma terapia, tanto para mente quanto para o olhar. Eu gosto de fotografar a natureza, as flores, passarinhos, o céu. Tem sido maravilhosa essa aula”. A afirmação é de Maria de Jesus Ferreira, 59, que iniciou a oficina de Fotografia Digital na Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), no início deste ano.

Para comemorar o Dia Mundial da Fotografia, os alunos realizaram uma exposição com o tema “Pescadores de Imagem em Circuito”, nesta sexta-feira (18/08), na sede da fundação, localizada na avenida Brasil, 11.430, bairro Santo Antônio, zona oeste de Manaus. 

“A atividade de Fotografia Digital da FUnATI é realizada com as câmeras dos celulares dos alunos. Eles são capacitados a utilizar os recursos dos aparelhos e percebemos a revelação de grandes artistas, imagens com temas diversos, vejo olhares especiais frente a essa bela arte que é o registro fotográfico”, afirma Stella Torres, pró-reitora de Extensão. 

Ainda de acordo com a pró-reitora, a ideia é levar a exposição para outros locais, como pontos turísticos da capital e outras instituições de ensino.

Oficina de Fotografia

De acordo com o professor Nelson Ponce, a Fotografia Digital se mostra uma ferramenta eficaz para estimular a criatividade, a auto expressão e a inclusão social dos idosos. 

“Esta turma de fotografia teve início no começo deste ano na FUnATI e tem como objetivo promover encontros divididos em uma parte teórica e uma parte prática, permitindo que os participantes adquiram conhecimentos técnicos e apliquem essas habilidades na prática”, afirma o professor.

O professor completa afirmando que, ao longo do semestre, os alunos mostraram evolução em suas habilidades fotográficas, capturando momentos significativos de suas vidas e explorando sua perspectiva única.