Trazendo contos amazônicos e contos brasileiros, os estudantes se apresentaram no auditório do Cepan
Em comemoração ao Dia do Folclore, celebrado nesta terça-feira (22/08), as turmas da 2ª série, do Ensino Médio, da Escola Estadual (EE) Nathália Uchôa, realizaram uma peça teatral encenando cenas das principais lendas do folclore brasileiro.
Foram trabalhadas em conjunto as disciplinas de Artes, História, Língua Portuguesa e Projeto de Vida, pertencente à grade curricular do Novo Ensino Médio (NEM), com as três turmas da 2ª série da unidade de ensino, que se apresentaram no auditório do Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta (Cepan).
A professora de artes, Rita de Castro, explicou como o uso destas atividades, que vão além da sala de aula, contribuem para o aprendizado do aluno. Ela destacou também que entre as funções da escola está contribuir para o conhecimento cultural de seus alunos.
“Essa é a função da escola, para lembrar que o folclore e a cultura popular brasileira são super importantes para estabelecer os nossos vínculos, e o momento cultural é uma aula diferente onde eles também estão aprendendo”, explicou a professora.
A apresentação teatral
Durante a atividade, cada turma apresentou uma lenda: o conto da Iracema do autor José de Alencar, o conto da lenda das Amazonas e o conto do Sítio do Pica-Pau Amarelo.
A estudante Alessandra Silva, de 17 anos, apresentou a peça que contava sobre a lenda das Amazonas, uma tribo de mulheres guerreiras icamiabas. A peça contou desde o conflito com os espanhóis, até o ritual de casamento.
A aluna afirmou que foi muito divertido fazer o trabalho, não só para ela, como para seus colegas de turma. Segundo ela, todos aprenderam bastante sobre o folclore, durante a preparação para a peça.
“Foi algo bem divertido de se fazer. Aprendemos bastante sobre o folclore e foi um trabalho em grupo ótimo, que fluiu naturalmente. Eu acredito que tenhamos tido um saldo positivo. Todo mundo aplaudiu bastante. Foi algo muito espontâneo e todo mundo se divertiu”, falou a estudante.