O objetivo do evento foi discutir os desafios enfrentados pelas comunidades pesqueiras

Fotos: Thiago Aguila/Sepror

Representantes da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) participaram, nesta sexta-feira (25/08), do 7° Grito da Pesca Nacional, organizado pela Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA). O Evento aconteceu no Centro de Convenções Studio 5, bairro Crespo, zona sul de Manaus.

O encontro contou com a presença de representantes de 26 municípios do interior do Amazonas e de 22 estados brasileiros. De acordo com o secretário executivo de Pesca e Aquicultura da Sepror, Alessandro Cohen, o Grito Nacional da Pesca reúne toda a classe de pescadores do Brasil, para desenvolver ainda mais as políticas pesqueiras em benefício do pescador e da pescadora.

“Foi elaborado um documento para ser encaminhado ao presidente Luiz Inácio Silva, com todas as propostas de pescadores do Brasil, para a criação de políticas públicas, visando o desenvolvimento da pesca artesanal no Amazonas, e em todo o Brasil”, ressalta Cohen.

O evento contou com a participação do titular da Sepror, Daniel Borges; do ministro da Pesca, André de Paula; e do presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto. Além desses, estavam presentes os líderes comunitários, prefeitos do interior do Amazonas, pescadores e pescadoras, ribeirinhos, especialistas em sustentabilidade, acadêmicos, e representantes da categoria pesqueira de outros estados do Brasil.

O encontro teve o apoio do Ministério da Pesca e Aquicultura, Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (Fetape), da Cooperativa dos Piscicultores do Alto e Médio São Francisco (Coopeixe) e da Federação dos Sindicatos dos Pescadores e Pescadoras Artesanais do Estado do Amazonas (Fesinpeam).