Órgão vinculado ao MEC visa o desenvolvimento de conhecimentos científicos e tecnológicos na área da surdez

 Até a próxima quinta-feira (14/09), a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar recebe, por meio do Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), o curso “Letramento nas Diferentes Áreas do Conhecimento: Matemática”, formação continuada desenvolvida pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines). A formação é destinada a profissionais da educação de todas as esferas públicas. 

Nesta edição, a Secretaria de Educação submeteu-se ao Edital 009/2023, desenvolvido pelo Instituto, com o objetivo de receber o curso de formação. Com o êxito no processo, o Amazonas é o único estado da região Norte a ser contemplado por este certame. O curso está sendo realizado na Escola Estadual (EE) de Atendimento Específico Mayara Redman Abdel Aziz, zona centro-sul de Manaus. 

Vinculado ao Ministério da Educação (MEC), o Ines é um órgão que tem como objetivo a produção, o desenvolvimento e a divulgação de conhecimentos científicos e tecnológicos na área da surdez, em todo o território nacional. Dessa maneira, promove, anualmente, assessorias de cooperação técnica em todas as regiões do país. 

“Os critérios que colocamos em edital são, no geral, a quantidade de alunos surdos na localidade do curso e o número de profissionais que serão atendidos. Na assessoria técnica, compartilhamos com os presentes os estudos sobre as práticas educativas com pessoas surdas”, frisou a chefe da Divisão de Cooperação Técnica (Dicte) do Ines, Marcia Regina Gomes. 

O curso atenderá mais de 70 profissionais da educação inscritos, entre professores, pedagogos e assessores. Os representantes são, além da Secretaria de Estado de Educação, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed-Manaus). 

Temática 

Pedagoga do CAS, Marise Costa, explicou que apesar da participação no edital, a escolha da matemática como tópico central da assessoria de cooperação técnica foi uma decisão da própria Secretaria de Educação. 

“Os nossos contatos com o Ines já acontecem há certo tempo. Em 2018, tivemos outra assessoria de cooperação técnica com eles e o tema foi Língua Portuguesa. Por isso, pensando em complementar as discussões daquela oportunidade, definimos a Matemática como tópico central dos encontros”, ressaltou a pedagoga. 

Além do letramento matemático de maneira inclusiva, a assessoria técnica também busca colocar em foco o Plano Estratégico Institucional (PEI), do MEC, e as diretrizes do Atendimento Educacional Especializado (AEE) desenvolvidas na Educação Especial. 

EJA

A modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também faz parte das discussões desenvolvidas por meio do curso de formação continuada. Junto aos professores, a equipe do Ines traz estratégias de como correlacionar o ensino da matemática com situações do dia a dia. 

“Buscamos dar exemplos práticos, abordando os números, falando de dinheiro, formulários, documentos. Os conhecimentos da escola não estão desvinculados dos aprendizados da vida. Proporcionar essa ponte é proporcionar o pensamento crítico, o desenvolvimento completo do cidadão”, destacou o orientador pedagógico da EJA no Ines, Tiago Ribeiro.

Ao fim das atividades, os mais de 70 profissionais da rede pública participantes da assessoria de cooperação técnica receberão certificados de conclusão emitidos pelo próprio Instituto.