Balanço parcial aponta que mais de 1.500 recipientes vazios foram entregues em dois dias
A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) participou, nesta quinta e sexta-feira (14 e 15/09) de mais uma ação de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos. Desta vez, a ação aconteceu no município de Apuí (a 453 quilômetros de Manaus) e recolheu mais de 1.500 recipientes, em balanço parcial.
A iniciativa foi promovida pela Associação de Revendedores de Agrotóxicos do Amazonas (Aram) e aconteceu na sede do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) da cidade. Também são parceiros o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Ipev), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e prefeitura local.
O fiscal agropecuário engenheiro agrônomo Michaell Santos destaca que a ação possibilita atender a legislação vigente, que estabelece a obrigatoriedade da devolução das embalagens vazias de agrotóxico.
“Isso permite a redução de passivo ambiental, já que estas embalagens terão destino adequado, evitando que as mesmas parem em leito de corpos hídricos, solo ou sejam queimadas”, afirma.
A Adaf orienta a todos os que vão devolver as embalagens para que entreguem as mesmas devidamente higienizadas. Para fazer a tríplice lavagem, é preciso esvaziar o recipiente por completo, encher a embalagem com água limpa até 25% do seu volume total, tampá-lo e agitá-lo em todos os sentidos, por 30 segundos. Em seguida, deve-se despejar a água do enxágue dentro do tanque de aplicação, com cuidado para não espirrar líquido. A embalagem deve ficar sobre a abertura do tanque por, aproximadamente, mais 30 segundos, para que todo o conteúdo escorra. Todo esse procedimento deve ser repetido mais duas vezes. Por fim, a embalagem deve ser inutilizada, perfurando seu fundo com um objeto pontiagudo.
De janeiro a julho deste ano, a Aram relatou à Adaf que foram recolhidas mais de 10 toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos. Apenas nas ações itinerantes, este ano, foram mais de 2 mil embalagens vazias – sendo mais de 1.500 somente em Apuí, segundo balanço parcial -, mas a associação recebe os materiais o ano todo na sede, em Manaus, localizada na Avenida Flamboyant, 585, Distrito Industrial 2.
O responsável pelo posto da Aram, Fredson Lima, ressalta que Apuí, onde aconteceu a ação itinerante desta semana, costuma se destacar na devolução das embalagens vazias. “O município tem uma tradição de devolver embalagens. No ano passado, foi onde tivemos o maior recolhimento dentro do Estado. E este ano isso deve se repetir”, pontua.
As embalagens recolhidas são enviadas para Boa Vista e, depois, seguem para São Paulo para a correta destinação. Ao realizar a entrega das embalagens vazias, o produtor recebe um certificado de devolução, para apresentar à fiscalização quando necessário.
O calendário de recolhimento da associação inclui mais duas ações previstas para ainda este mês: em Santo Antônio do Matupi (Manicoré, a 332 quilômetros de Manaus), nos dias 20 e 21; e no distrito de Realidade (Humaitá, a 590 quilômetros da capital), nos dias 28 e 29.