No período de 18 a 23 de setembro, foi realizada auditoria híbrida nos departamentos e setores do órgão

FOTOS: Alexandre Vieira/Ipem-AM

Após uma semana sob auditoria, o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) manteve a certificação da Norma NBR ISO 9001:2015, por meio do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ), nesta segunda-feira (25/09). Com a aprovação da recertificação, o órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Amazonas ratifica a execução de processos de forma eficaz, atendendo aos requisitos da norma de gestão e mantém o certificado do sistema de gestão conquistado desde 2008.

A auditoria híbrida, de 18 a 23 de setembro, ocorreu na sede do órgão, considerando o sistema de documentação pelo SGQ, o escopo de certificação e os requisitos da Norma ISO 9001:2015. O processo foi realizado pelo auditor Wilson Bures, da British Standards Institution (BSI) Brasil, instituição acreditada pelo Inmetro e com atuação internacional na certificação dos processos adotados pelas empresas em seu sistema de gestão da qualidade.

De acordo com o diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho, o processo de auditoria ocorreu com comprovação documental do SGQ pela alta direção e dos setores, recursos humanos, departamento de avaliação da conformidade, credenciamento, pré-medidos, departamento de metrologia legal, transporte, procuradoria jurídica e compras.

“Concluído todo o processo de auditoria, foi recomendado ao órgão a manutenção da certificação dos sistemas de gestão da qualidade conforme Norma ABNT – NBR. Esse resultado só foi alcançado com êxito devido ao esforço conjunto de toda equipe do Ipem, que se empenhou para atender a todos os requisitos do sistema de gestão de qualidade”, ressaltou.

Norma ISO

A Norma ISO 9001:2015 incentiva a qualidade dos processos e a melhoria contínua de uma organização, por meio da aplicação de importantes requisitos como: planejamento das atividades, definição de metas, implementação de planos de ação, reunião de análises críticas e relacionamento com clientes, fornecedores e colaboradores.

Como resultados da implantação da ISO 9001 podemos citar aumento da produtividade e desempenho, redução de custos e tempo para realizar as atividades e um maior envolvimento com as partes interessadas em seu negócio. Isso significa que a certificação garante ao instituto a qualidade dos serviços, a melhoria contínua e a satisfação dos clientes.