No primeiro semestre de 2023 foram entregues 160 toneladas de frutas, legumes e verduras pelo PCODEPA
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), realizou nesta sexta-feira (29/09), uma ação de sensibilização pelo Dia Internacional de Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos, envolvendo servidores do Sistema Sepror e parceiros do Programa Estadual de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos (PCODEPA), quando foram apresentados os resultados alcançados pelo programa no primeiro semestre de 2023, oferecidos serviços de saúde e degustação de alimentos produzidos a partir dos frutos, legumes e verduras (FLV) coletados semanalmente em feiras e mercados de Manaus.
Segundo o coordenador do Programa na Sepror, Felipe Miranda Marques, nos anos de 2019 a 2022, o programa arrecadou mais de 700 toneladas de alimentos, distribuídos entre 430 mil pessoas por 1.328 entidades de assistência social cadastradas.
“Estes números tendem a crescer substancialmente nos próximos anos, o que nos leva a reforçar sempre a importância da colaboração de todos os setores, para que possamos levar mais alimento de boa qualidade às famílias necessitadas de nosso estado, evitando que seja jogado no lixo a garantia de sobrevivência de centenas de pessoas, principalmente crianças. Nossa meta é estender o programa a outros municípios do estado no próximo ano”, disse Felipe.
No primeiro semestre de 2023 o Programa Estadual de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos arrecadou mais de 160 toneladas de FLVs que foram entregues a 160 entidades assistenciais e distribuídos a mais de 75 mil pessoas.
Durante a ação os participantes puderam utilizar serviços de saúde como aferição de pressão arterial, testes de glicemia e sessões de massoterapia, e o evento foi encerrado com a degustação de doces, sucos e pratos preparados a partir dos alimentos que fazem parte do que é arrecadado junto à feitas e mercados da capital amazonense.
Representantes de instituições atendidas pelo programa participaram do evento, entre elas o Conselho de Desenvolvimento Comunitário do Coroado (CDCC), Associação dos Idosos Unidos Venceremos (AIUV) e Associação Navezuarina.
Para Olga Urpax, vice-presidente do CDCC falou sobre a relevância do programa. “Este é um programa de assistência aos necessitados que deve ser preservado, ampliado e mostrado como exemplo de como combater a fome e educar quanto à prática de evitar o desperdício e garantir que não haja perda de tão preciosos alimentos que são vitais para a segurança alimentar de nossa gente que vive em situação de insegurança alimentar”.