sonhos como inspiração para projeto de residência artística
Projeto de residência artística ‘Sonhário’. FOTO: Divulgação

O projeto de residência artística ‘Sonhário’ está em busca de pessoas que ‘emprestem’ seus sonhos noturnos. Com a proposta de criar uma experiência diferenciada, servirá de inspiração para produtos artísticos, que serão lançados no mês de março.

O projeto foi contemplado no edital emergencial Prêmio Feliciano Lana – Lei Aldir Blanc. Para participar do projeto, basta detalhar seus sonhos de forma escrita e enviar para sonharioresidencia@outlook.com até o fim do mês de fevereiro. 

Sonhos como inspiração para produtos artísticos

Conforme Bruna Mazzotti, a ideia faz parte de sua dissertação de mestrado, no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – Belas Artes (UFRJ). 

“Enquanto artista, me interessa trabalhar através de concordâncias e discordâncias em processos colaborativos e participativos. Nesse sentido, construir em conjunto abre possibilidades de indeterminação e descontrole – como nos sonhos, que nem sempre podemos controlar, em grande espontaneidade narrativa”, explica Bruna. “Assim, o projeto não surge de uma inspiração em específico, mas é constantemente gerado a partir dos relatos e imagens oníricas, que guiam nossas tomadas de decisões”, acrescenta.

Além de Bruna, o projeto conta com a participação de artistas como Rafael César, Brenda Carvalho, Alonso Júnior e José Loures, que, por conta da pandemia, realizam reuniões virtuais para o lançamento da residência.

“Anteriormente, tratava-se de instalar objetos em uma moradia habitada por nós quatro. No entanto, dado o momento crítico em que estamos passando, alteramos a residência para o formato virtual, em que nos reunimos nas noites de 10 a 31 de janeiro, via chamada de vídeo. Nesse período, buscamos transpor nossos corpos para as casas uns dos outros, por meio do projetor multimídia, e gravamos o encontro desses corpos. Agora, na segunda etapa em fevereiro, os encontros síncronos virtuais prosseguem uma vez por semana – onde temos editado as imagens outrora gravadas, a partir da narrativa dos nossos próprios sonhos e de sonhos relatados por outrem via Instagram”, detalha Bruna. 

Acompanhe o projeto!

Até o fim de março, o projeto lançará produtos artísticos como um e-book e também um site com vídeos das performances artísticas feitas a partir dos sonhos. A página do projeto no Instagram é @sonhario_residencia.