Obra proporcionará melhorias no espaço, considerado o principal ponto turístico da cidade
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), está realizando a obra de recuperação do muro de contenção da orla do município de Nhamundá (distante 383 quilômetros de Manaus).
A obra conta com um investimento de R$ 7,1 milhões e contempla a reconstrução em concreto armado do muro de contenção da orla, como forma de garantir a segurança de moradores e visitantes do local.
Com um comprimento total de 269 metros e altura de 6 metros, o novo muro apresenta um avanço superior a 15 metros lineares em relação ao antigo muro, que desabou devido a ação das chuvas e da subida e descida das águas, responsáveis pela erosão em diversos pontos da área de intervenção.
A construção da nova contenção, que apresenta 59% de avanço, permitiu a ampliação da área útil da orla, beneficiando ainda mais a população da cidade.
Além disso, a Avenida Maria Belém, que contorna o perímetro da área de intervenção, e que também sofreu danos causados pela erosão, recebe serviços de revitalização, o que está possibilitando a criação de mais vagas para estacionamento de veículos que não existiam anteriormente no local.
O secretário da Seinfra, Carlos Henrique Lima, destacou a importância da obra para a cidade de Nhamundá. “Além de garantir uma infraestrutura adequada e segura, a obra vai proporcionar um ambiente que possa ser usado pela população para a prática de atividades físicas, sociais e culturais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos”, explicou.
Situado na região do Baixo Amazonas, Nhamundá conta com uma população de 20.135 habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes a 2022.