A iniciativa visa fortalecer a economia local por meio do desenvolvimento rural sustentável

FOTOS: Divulgação/Idam

Com um investimento de R$ 187,2 mil, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) iniciou, nesta quarta-feira (11/10), a entrega de implementos de pesca financiados pela Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) para nove pescadores artesanais em Manicoré (a 332 quilômetros de Manaus).

No total, foram entregues nove canoas, seis motores e um freezer aos beneficiários para fortalecer as atividades de pesca no município.

Para o diretor-presidente, Vanderlei Alvino, a pesca no Amazonas é uma das atividades mais proeminentes entre as comunidades rurais do estado.

“O setor pesqueiro é um dos que mais gera ocupação econômica na zona rural do estado. A atividade ainda mobiliza muito mais pessoas com seus produtos e subprodutos, desde a captura, desembarque, transporte, industrialização, preparo e venda, gerando renda para muitas famílias amazonenses”, ressaltou o diretor-presidente.

“O instituto é responsável em realizar o trabalho de seleção e credenciamento desses pescadores para fazerem parte da linha de crédito da Afeam, responsável pela concessão de crédito e, desta forma, melhorarem as suas condições de trabalho”, pontuou a gerente da Unidade Local do Idam em Manicoré, Mariza Lisley.

Mariza, ainda destaca que a ação também recebeu apoio da comunidade Colônia de Pescadores Z20 e do Sindicato dos Pescadores (Sindipesca), que intermedia o contato entre produtores engajados no setor pesqueiro e os técnicos do instituto.